Maranhão

Vila Nova República recebe Carreta da Mulher Maranhense, Mamógrafo e Procon Móvel

Foto: Rogério SousaExame de mama na Carreta da Mulher
Exame de mama na Carreta da Mulher

O Governo Maranhão realiza mais uma etapa de atendimento de saúde e cidadania. Os serviços da Carreta da Mulher Maranhense, Mamógrafo e Procon Móvel permanecem, até esta quarta-feira (10), na Vila Nova República, em frente ao Centro de Saúde Dr. Jose Ribamar Frazão Correa.

A lavradora Marília Alice Silva de Sousa, mãe de cinco filhos, mora na Vila Nova República. Ela conviveu com o diagnóstico tardio de câncer de mama da mãe. Atualmente, alerta cada uma das cinco irmãs para prevenção de câncer de mama e colo do útero.

“Nós somos seis filhas mulheres. Falei com todas minhas irmãs sobre os exames preventivos. Confesso que não tinha esse cuidado. Para minha surpresa foi detectado um nódulo na minha mama. Foi um sofrimento para toda família até a constatação do [resultado] negativo para câncer”, recorda Marília Alice Silva de Sousa. Na Carreta da Mulher Maranhense, a lavradora fez o preventivo, procurou atendimento no Mamógrafo Móvel, além de mobilizar amigas e vizinhas.

O rastreamento dos casos de câncer de mama é realizado na ação. A idade para mamografia é de 50 a 69 anos. Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, e com solicitação médica, será efetuada avaliação prévia da equipe. Para o atendimento, a usuária deve apresentar o cartão do SUS, cópia da identidade e comprovante de residência.

Para o exame preventivo, a paciente não pode estar menstruada; não deve ter relação sexual, mesmo com camisinha, nos dois dias anteriores ao exame preventivo; não usar duchas ou cremes vaginais nos dois dias anteriores a consulta.

A enfermeira da Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA), Patrícia Garcia, explica que o serviço móvel da Carreta da Mulher Maranhense facilita o acesso das mulheres e agiliza o atendimento. “A carreta é colocada em um local de visibilidade. Estas mulheres que estão aqui, perto casa, podem fazer esse exame simples e que salva vidas”, disse.

Na ação, a população conta com testes rápidos para HIV/Aids e hepatite, aferição de pressão, teste de glicemia, rodas de conversa sobre prevenção do câncer de colo de útero, prevenção da violência doméstica, além do atendimento do Procon Móvel.

A dona de casa Maria de Lurdes da Silva disse que o atendimento foi rápido e eficiente. “Tudo tão rápido. Cheguei aqui e consegui os dois [preventivo e mamografia]. Uma facilidade para nós donas de casa que estamos sempre por aqui”, destacou.

Com a oferta dos exames perto do local de trabalho, a feirante Maria de Fátima Sousa da Silva também não perdeu a oportunidade para cuidar da saúde. “Trabalho aqui na feira. Eu parei rapidinho e vim aqui para fazer o preventivo e a mamografia”, disse.

A moradora do bairro Maracujá também realizou os exames nesta segunda-feira (8). “Aqui foi tão rápido. Não enfrentamos fila. Sem burocracia, apenas com os documentos”, disse a dona de casa Simone Santos.

Atendimento 

Na ação das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Mulher, nesta terça-feira (9), os serviços da Carreta da Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel serão realizados, das 8h às 17h, e na quarta-feira (10), das 8h às 12h.  A entrega dos resultados será efetuada em 30 dias, no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão