Eleições

Vereador Antonio José Lira diz que o pré-candidato do PSD Dr. Pessoa é 'mentiroso'

 Reportagem do Portal RG teve acesso à planilha que mostra que o PSD, quando Kassab era o ministro das Cidades não liberou os recursos para Teresina que o programa do partido afirma ter liberado .

Doutor Pessoa (PSD) que é pré-candidato a prefeito de Teresina nas eleições de 2016, pode ser punido pela Justiça Eleitoral antes mesmo do início da campanha. Por “mentir” durante a propaganda partidária do PSD, veiculada nos últimos dias nas TVs locais.

Segundo o vereador Antonio José Lira (DEM), que fez duras criticas ao deputado estadual e pré-candidato a prefeito após assisti-lo em sua propaganda afirmando que obras em Teresina como a Ponte Anselmo Dias teriam a contribuição do PSD para serem construídas e entregue pela Prefeitura de Teresina.

Segundo o que disse Dr.Pessoa na propaganda, a obra teria recursos do ex-ministro das Cidades Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD.

O vereador Antonio José Lira afirma. “É uma mentira deslavada. Eu nem acreditei quando assisti isso na televisão. E como ele mentiu agora vai ter que responder judicialmente e ser punido. Como é que alguém quer ser prefeito da cidade e já começa mentindo?”.

Outro partido que estranhou as declarações de Dr. Pessoa foi o PP do senador Ciro Nogueira. Que desconhece o fato do PSD ser ‘pai das obras’.

O assunto preocupou o deputado estadual Júlio Arcoverde. Ele apresentou requerimento, na quarta (25), e solicitou informações à Prefeitura Municipal de Teresina solicitando a captação de recursos para as diversas obras que foram citadas pelo pré-candidato a prefeito da capital.

O Deputado Júlio Arcoverde declarou que: “até onde eu sei, ali naquelas obras informadas pelo deputado Doutor Pessoa existem recursos na época em que o PP tinha a indicação do ministério. Lembro do senador Ciro Nogueira e da deputada federal Iracema Portela batalhando em Brasília por recursos para estas obras no Piauí. Então solicitei para esclarecer se há realmente recursos do PSD”.

A análise das planilhas que a reportagem do Portal RG teve acesso deixa claro que não foi o PSD que liberou os recursos e de fato, quem destinou, que tipo de recurso e para quais obras de Teresina do período de 2013 a maio de 2016. Segundo essa planilha, conseguida junto à secretaria de Planejamento (Semplan), o total de recursos soma R$ 849,7 milhões entre propostas voluntárias, repasses do Governo Federal e emendas parlamentares.

Entre as várias obras, há o registro de que o então ministro Gilberto Kassab não liberou por diversas vezes estes recursos, o que evidencia que ao invés de facilitar o referido ministro atrapalhou a liberação de recursos para a cidade de Teresina. E há a confirmação de que recursos foram liberados pelo PP, através do senador Ciro Nogueira, por exemplo, e até destinação conseguida por adversários dos tucanos, como do deputado federal Assis Carvalho (PT).

Veja a planilha na íntegra e em destaque o que não foi liberado por Gilberto Kassab do PSD.

Júlio César admite erro na propaganda do PSD
 

O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PSD, Dr. Pessoa, que é presidente do partido na capital, evitou a imprensa na repercussão da propaganda veiculada nas TV's. Mas o deputado federal Júlio César Lima, presidente estadual do PSD, confirmou erro nas inserções que associavam obras de mobilidade urbana em Teresina, como as pontes Wall Ferraz e Anselmo Dias,  à gestão de Gilberto Kassab no ministério das Cidades.
Júlio César, porém, explica que o PSD na pasta das Cidades viabilizou recursos e ações que reforçam a infraestrutura urbana em Teresina; e cita a liberação de R$ 28 milhões destinados a pavimentação de ruas e avenidas. Depois do estrago na relação com PSDB e aliados, Júlio César tenta evitar acirramento antecipado na disputa eleitoral de Teresina. (Com informações da coluna de Elisvaldo Barbosa/CIDADE VERDE)


 
 

 

 

Fonte: Redação do Portal RG