Geral

Ventania de até 62 Km/H assusta Teresina, porém especialistas dizem que é normal

Foto: WhatsApp/PortalrgLetreiro da FSA causou danos em alguns carros que estavam parados no local
Letreiro da FSA causou danos em alguns carros que estavam parados no local

A ventania que ocorreu na noite dessa segunda-feira (5) assustou a população de Teresina e causou bastante estragos. Os ventos chegaram a 62km e em várias regiões da capital caíram árvores e placas de propagandas sobre os carros. 

O climatologista explicou que o fenômeno  foi causado pela presença de uma grande nuvem sobre Teresina e região chamada de cúmulo-nimbos.

“Esse ponto vermelho (mapa abaixo) é a nuvem instalada sobre Teresina. Ela representa grande quantidade de água e descarga elétrica. É uma típica nuvem isolada. Ela é muito comum no período chuvoso”, explicou o climatologista.

Foto: DivulgaçãoApesar de assustar, o especialista diz que este tipo de nuvem é comum em Teresina.
Apesar de assustar, o especialista diz que este tipo de nuvem é comum em Teresina.

No bairro Mocambinho II, setor A, na zona Norte de Teresina, o vento arrancou pela raiz uma árvore que caiu sobre uma casa e também danificou a fiação elétrica. No início da manhã, a região ainda permanecia sem energia.

Por meio de nota, a Cepisa informou que a queda de árvores na rede elétrica e provocou o bloqueio de três de subestações, interrompendo o fornecimento de energia em parte das zonas Sul e Norte. A nota diz ainda que equipes da distribuidora estão mobilizadas para garantir o restabelecimento e que 75% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento regularizado.

Fonte: Redação do PortalRG