Teresina (PI)

UBS atenderam mais de 800 pessoas com sintomas gripais em Teresina

Foto: Prefeitura de TeresinaUBS atenderam mais de 800 pessoas com sintomas gripais em Teresina
UBS atenderam mais de 800 pessoas com sintomas gripais em Teresina

Para evitar a disseminação do Coronavírus, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) definiu 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para dar assistência exclusiva a casos de síndrome gripal. Somente na última semana, estes locais atenderam 849 pessoas apresentando esse quadro de saúde e as equipes utilizaram o “Fast-track”, protocolo do Ministério da Saúde para agilizar os atendimentos.

 O levantamento da FMS aponta ainda que, nestas 20 UBS, 51% das pessoas com sintomas gripais tinham quadros leves, que tiveram que permanecer em isolamento domiciliar; 46% necessitaram de uso de medicamentos ou receberam atestado médico e apenas 3% foram encaminhados para atendimento em Hospitais e UPAS da cidade. Entre os sintomas mais comuns estavam tosse, febre e dor de garganta.

 De acordo com o presidente da FMS, Manoel Moura Neto, além dessas 20 UBS, Teresina conta com mais 71 UBS que estão atendendo pessoas com outras doenças. “Essa divisão de atendimento feita nas Unidades é uma estratégia que contribui para diminuir aglomerações e evitar que pacientes suspeitos de estarem infectados pelo Coronavírus tenham contato com outros, sem sintomas”, afirma.

 Nessas 20 UBS, o paciente com sintomas gripais é colocado em local separado, preferencialmente arejado. “A equipe, utilizando equipamentos de proteção, faz a triagem e o atendimento, que pode envolver orientação médica, prescrição de medicamentos, indicação de isolamento domiciliar ou mesmo encaminhamento para hospital, em casos mais graves”, explica o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.

 Já as outras 71 UBS estão atendendo as demandas de saúde regulares da Atenção Básica. “São ofertadas consultas médicas e de enfermagem para atender pessoas com problemas de saúde que não sejam gripais. Os serviços de coleta de exame, retirada de pontos, curativos, trocas de sonda e entrega de medicamentos permanecem funcionando. Já os procedimentos odontológicos, atividades coletivas e as vacinas de rotina foram suspensos”, finaliza Kledson.

Confira a lista das UBS com atendimento exclusivo para síndrome gripal:

 -Horário: de segunda a sexta, das 7h às 21h e aos sábados, das 7h às 17h:

1.UBS Portal da Alegria (Sul)

2.UBS Irmã Dulce (Sul)

3.UBS Dagmar Mazza (Sul)

4.UBS Todos os Santos (Sudeste)

5.UBS Novo Horizonte (Sudeste)

6.UBS Poty Velho (Norte)

7.UBS Santa Maria da Codipi (Norte)

8.UBS Taquari (Leste)

9.UBS Planalto Uruguai (Leste)

10. UBS Cidade Jardim (Leste)

-Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h:

11.UBS Parque Piauí (Sul)

12.UBS Monte Castelo(Sul)

13.UBS Promorar(Sul)

14. Carlos Alberto Cordeiro (Sudeste)

15.UBS Real Copagre (Norte)

16.UBS Karla Ivana (Norte)

17.UBS Mocambinho (Norte)

18.UBS Satélite (Leste)

19.UBS Santa Isabel (Leste)

20.UBS São João (Leste)

Fonte: Prefeitura de Teresina