Mundo

Turquia decide fechar espaço aéreo para aeronaves russas

Foto: Adem ALTANPresidente turco e líder do Partido da Justiça e Desenvolvimento (Partido AK), Recep Tayyip Erdogan, discursa durante uma reunião do grupo parlamentar do partido na Grande Assembleia Nacional da Turqu
Presidente turco e líder do Partido da Justiça e Desenvolvimento (Partido AK), Recep Tayyip Erdogan, discursa durante uma reunião do grupo parlamentar do partido na Grande Assembleia Nacional da Turqu

A Turquia fechou seu espaço aéreo a todos os voos russos que tenham a Síria como destino - anunciou o chanceler Meviut Cavusoglu, neste sábado (23), citado pela imprensa local.

A medida constitui uma dura resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, país com o qual a Turquia mantinha até agora uma atitude próxima, apesar de ser um país membro da Otan.

"Fechamos o espaço aéreo aos aviões militares russos e também aos aviões civis, que se dirigem para a Síria", declarou o ministro turco das Relações Exteriores, especificando que a interdição durará três meses.

Ele informou que já havia comunicado essa decisão ao chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, que repassou ao presidente Vladimir Putin.

A Rússia é um dos principais aliados do regime sírio desde o início da guerra civil no país em 2011.

Alguns especialistas acreditam que a medida turca pode complicar o encaminhamento da ajuda militar russa ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

Fonte: AFP