Polícia

Tony Trindade é transferido para penitenciária Irmão Guido

Foto: Divulgação PF-PIMandado de busca e apreensão foi cumprido no sítio do apresentador em Monsenhor Gil
Mandado de busca e apreensão foi cumprido no sítio do apresentador em Monsenhor Gil

O apresentador Tony Trindade foi transferido da sede da Polícia Federal para a Penitenciária Irmão Guido na terça-feira (18), após cumprimento de mandado de prisão preventiva por suspeita de atrapalhar as investigações da operação Delivery, que investiga desvio de recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) destinado ao município de União, interior do Piauí. 

De acordo com a Polícia Federal, o jornalista é apontado como autor de estratégias que beneficiaram investigados da operação Delivery, que apura desvios de recursos da Educação em União. O jornalista realizava o monitoramento ilegal de informações e  teria antecipado etapas da operação aos alvos, além de ter orientado o depoimento de testemunhas.

Em nota enviada à imprensa, a defesa do apresentador esclareceu que "é temoroso ao exercício profissional, que jornalistas sejam presos por relações com suas fontes, relações essas que são asseguradas pela própria Constituição Federal".

"Tony Trindade coloca-se à disposição das autoridades, certo de que atos ilegais não prosperarão com o aval da justiça. Cabe ressaltar que na qualidade de apresentador de programa de televisão e colunista de jornal, Tony Trindade ao veicular fatos da operação, apenas fez o seu dever de jornalista e formador de opinião", diz a nota. 

A defesa do jornalista disse que já está recorrendo da prisão preventiva e que ele esclareceu em seu depoimento que tudo não passou de um equívoco.

“A única coisa que posso dizer é que a defesa está trabalhando no pedido de revogação da prisão preventiva. Todo esse processo foi um mal-entendido e já foi esclarecido por meio do depoimento dele. Temos esperança que a justiça federal vai reconhecer que tudo não passou de um mal-entendido e que confundiram a atuação dele como assessor de comunicação, além de outras questões”, disse o advogado Lucas Villa ao Cidadeverde.

Fonte: Cidade Verde