Maranhão

Timon sediará Caravana para o Desenvolvimento Empresarial

Nos próximos dias 7 e 8 de junho, a cidade de Timon sediará mais uma etapa da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial do Maranhão. Criada pelo Governo do Maranhão para impulsionar a geração de emprego e renda por meio de incentivos à classe empresarial, a Caravana também oferece serviços e é uma oportunidade para ampliar o diálogo entre poder público e setor produtivo.

A Caravana em Timon acontecerá a partir das 18h do dia 7 de junho no Auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz, na Rua Maria Carlos da Silva, Parque Piauí. Além dos empreendedores de Timon, participarão do evento empresários dos municípios de Parnarama, Matões e São Francisco do Maranhão. Durante a Caravana, os secretários de Estado ligados ao setor produtivo darão informações sobre os serviços oferecidos e todos os detalhes sobre o funcionamento do Programa Maranhão Juros Zero.

O Programa subsidiará os juros das operações financeiras no valor de até R$ 20 mil para os empresários que atenderem aos requisitos estabelecidos. O empreendedor terá ajuda para formar capital de giro, sem precisar arcar com os juros advindos do financiamento, que serão pagos pelo Governo do Estado para aqueles que mantiverem as prestações em dia.

“Com o programa, o empresário terá uma boa ajuda para formar capital de giro, por exemplo, adquirir estoques com juros zero ou então adquirir equipamentos e/ou máquinas para o setor produtivo. Como consequência, a oferta de bens e serviços pela empresa ficará menos onerosa e os preços desses bens e serviços poderão baixar. Vamos aquecer a demanda por serviços e isso poderá resultar em novos postos de trabalhos”, explica o secretário de Governo, Antônio Nunes, coordenador da Caravana.

Serviços

Entre os serviços oferecidos pela Caravana, estão abertura, alteração e baixa de empresas; emissão de DARF; consulta de processos; esclarecimento sobre licenciamento ambiental; orientações sobre os benefícios da formalização; formação do Microempreendedor Individual; balcão com orientações; e oficinas com focos em micro e pequenas empresas. A Caravana Empresarial iniciou suas atividades em 16 de maio e prossegue até novembro, abrangendo a participação de mais de 70 cidades do interior do estado.

Ineditismo

A largada da Caravana Empresarial foi dada no dia 16 de maio, em São João dos Patos, e contou com a participação de empresários também das cidades de Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, Nova Iorque e Sucupira do Riachão. Foi a primeira vez que um governo garantiu oportunidades dessa natureza fora da capital do Estado.

Em São João dos Patos foram registrados 260 atendimentos realizados aos empresários por diversas pastas do governo, como Fazenda (Sefaz), Indústria e Comércio (Seinc), Meio Ambiente (SEMA), Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), além da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) e do e do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ). Seguramente esta é a primeira vez que um governo garante oportunidades dessa natureza fora da capital.

Antes de chegar a Timon, a Caravana será realizada nos dias 6 e 7 de junho na cidade de Caxias, onde são esperados mais de 400 empresários da região.

Fonte: redação