Teresina (PI)
THE: Prefeitura sensibiliza a comunidade contra o trabalho infantil
O dia 12 de junho é também o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil e a Prefeitura de Teresina, através da secretaria municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social está realizando durante o mês uma série de palestras nas unidades de assistência localizadas nos bairros e na zona rural para sensibilizar a comunidade sobre os riscos que as crianças sofrem ao ser submetida ao trabalho infantil.
Atualmente 1.500 crianças são atendidas nos Núcleos de Atendimentos Intergeracionais (NAIS) e jornadas ampliadas. Segundo a secretária do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social, Graça Amorim, Estas crianças são contempladas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) que consiste na retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos. “Essas crianças são atendidas de duas formas: nos Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) através da busca ativa realizada pelos Agente de Proteção Social (APS) que fiscalizam as ruas identificando e encaminhando os casos de trabalho infantil ou de qualquer outra situação de risco para os CRAS”, explica a secretária. Ela acrescenta que, de janeiro a abril 51 crianças foram encaminhadas à rede de assistência social pelo serviço de busca ativa.
Nos Cras o atendimento é constante durante o período letivo com atividades no contraturno e durante as férias com as atividades das colônias de férias. “A intenção é não deixar a criança ociosa, até porque os pais recebem um auxílio financeiro do PETI para que elas não fiquem no ambiente das ruas”, diz Graça Amorim. A sociedade pode ajudar a evitar esse problema, conforme a secretária, não adquirindo produtos ou utilizando os serviços que envolvam o trabalho infantil. “A sociedade alimenta essa prática a partir do momento que compra produtos de criança ou aceita que uma delas engraxe o seu sapato. Lugar de criança é na escola”, lembra a secretária.
Fonte: Semcom/PMT