Teresina (PI)
THE: II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude vai acontecer em agosto
O Prefeito de Teresina, Elmano Férrer, assinou no último dia 20, no auditório do Centro de Artesanato Mestre Dezinho, decreto de convocação da II Conferência Municipal de Políticas Públicas e na oportunidade lançou o evento, que deverá ser realizado nos dias 12 e 13 de agosto, no Colégio Estadual Zacarias de Gois (Liceu Piauiense).
A etapa nacional da Conferência acontece em dezembro, e em Teresina, conta com iniciativa da Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV) e do Conselho Municipal de Juventude (COMJUV), que pretendem neste fórum entender as necessidades dos jovens, estabelecendo metas que atendam a esta demanda, que provoquem mudanças significativas na esfera social.
A Conferência será norteada por três temas principais: Juventude - Democratização, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude. Entre os principais objetivos do evento estão: maior efetividade na formulação e controle de PPJ's, promover participação da sociedade, em especial os jovens, na formulação das PPJ's e mobilizar a sociedade para sua importância, além de facilitar o estabelecimento de novas redes de grupos e organizações juvenis.
A assinatura do decreto de convocação contou com a presença de diversos representantes de Organizações de Juventudes e Movimentos Estudantis, bem como, de jovens, estudantes, profissionais, além da sociedade civil com um todo. Conselheiros nacionais de juventude vieram especialmente para prestigiar a assinatura e o lançamento, como Alessandro Deleon, representante da Universidade de Juventude (Rio de Janeiro) e Josbertini Clementino, representante da Comunidade "Empreendedores de Sonhos" (Ceará).
A secretária municipal de juventude e vice-presidente do Conselho Municipal de Juventude, Erinalda Feitosa, está otimista para a realização da conferência e acredita no envolvimento do maior número possível de jovens teresinenses, superando a I edição do evento, que aconteceu em 2008 e mobilizou mais de 500 de mais de 50 organizações juvenis. "O jovem está cada dia mais consciente do seu potencial e das suas necessidades, acredito que esse pensamento avançou e um número maior de jovens busque contribuir para a criação das suas políticas públicas, e essa é mais uma oportunidade de contribuição".
A secretária explica ainda que durante a conferência serão escutados os anseios, idéias e necessidades dos jovens participantes, e a partir dessa discussão, será elaborado um Plano Operacional de Políticas Públicas de juventude.
Sobre o assunto, o Presidente do Conselho Municipal de Juventude, Geraldo Jarcques comenta: "A 2ª edição da conferência representa um marco na discussão sobre as Políticas Públicas de Juventude - PPJ's, que já vem sendo realizada entre movimentos e estrutura governamental". O presidente explica ainda que é importante a participação de toda a sociedade, uma vez que através da Conferencia será elaborado um plano operacional de Juventude. "É importante que todos exponham suas idéias, opiniões, anseios, necessidades, para que se possa estruturar esse plano da forma mais completa possível, melhorando as ações do poder público, a qualidade de vida, bem como as oportunidades para este segmento da sociedade".
Alessandro Deleon, conselheiro nacional de juventude disse que este é o momento oportuno para realizar a II Conferencia em Teresina. "Apesar das dificuldades, Teresina já se tornou referência nas políticas publicas de juventude. A realização de um evento neste momento, só tem a somar com avanços os já conquistados".
O prefeito de Teresina, Elmano Férrer, sensível a problemática das drogas, acredita que a conferência poderá propor ações de prevenção ao mal. "É fácil trabalhar na construção de obras públicas concretas, mas trabalhar na construção de políticas públicas capazes de amenizar este grande problema provocado pelas drogas é algo bem complicado, principalmente por que as drogas têm invadido e destruído o maior legado da humanidade que é a família", destacou o prefeito.
Presidida pela Secretária Municipal da Juventude, Erinalda Feitosa, a conferência terá como Comissão Organizadora representantes da Sociedade Civil no Conselho Municipal de Juventude: Cáritas Arquidiocesana, Centro de Juventude Santa Cabrini, Associação de Juventude do Estado do Piauí - AJEPI e Fazenda da Paz. Como representantes do Poder Público: Erinalda Feitosa e Nayro Victor, Gerente Executivo da SEMJUV, e representantes do Poder Legislativo: Vereadora Teresa Brito e Levino dos Santos.
Poderão participar do evento organizações de juventude, grupos de juventude, Coletivos de Jovens, Grêmios Estudantis, Movimento Estudantil, além sociedade civil organizada e todos os jovens interessados em contribuir com a construção de políticas públicas de juventude.
Fonte: Semcom/PMT