Geral

Teresina inicia aplicação da 2º dose da vacina contra a covid nesta sexta-feira

Foto: Marlon Costa/Pernambuco PressTeresina inicia aplicação da 2º dose da vacina contra a covid nesta sexta-feira
Teresina inicia aplicação da 2º dose da vacina contra a covid nesta sexta-feira

Os seis primeiros vacinados no Piauí recebem a segunda dose da coronavac na manhã desta sexta-feira (12). A aplicação será realizada às 10h, na sede da Fundação Municipal de Saúde (FMS), no bairro Aeroporto, zona norte de Teresina. 

De acordo com a gerente de atenção básica da FMS, Ayla Calixto, além dos seis primeiros vacinados, todos os idosos e profissionais que receberam a aplicação da vacina durante o primeiro lote receberão a segunda dose da vacina. O processo de aplicação da segunda dose deve continuar de acordo com o calendário. 

"Hoje, a gente simbolicamente, a gente faz a segunda dose dos primeiros profissionais que receberam a vacina  aqui no estado. Ao mesmo tempo, vamos dar prosseguimento a todos que foram vacinados no primeiro lote que chegou a Teresina, como os idosos em instituições e os profissionais de saúde que estavam na linha de frente. 

Paralelamente à aplicação da segunda dose, a Fundação Municipal de Saúde continua a aplicar a primeira dose em quem faz parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. 

"A oferta da vacina vem acontecendo conforme a disponibilidade de dosses. Agora, daqui pra frente, a gente vai ter esses momentos, de ainda estar ofertando a primeira e a segunda dose. Então, a gente vai ter esses dois cronogramas. No momento, na primeira dose, estamos aplicando as doses aos idosos acamados e dando prosseguimentos aos profissionais de saúde", destacou a gerente de atenção básica. 

Até o momento, Teresina recebeu 29.682 da vacina contra a covid-19. Do total, 24 mil já foram aplicadas pela Fundação Municipal de SAúde. 

Recebem a segunda dose nesta sexta-feira: 

1 - Joaquim Vaz Parente, médico obstetra de 75 anos, que atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). Já realizou em torno de 20 mil partos em toda sua vida profissional e fez o terceiro parto da história da MDER;

2 - Sheyla Barbosa dos Santos, enfermeira de 33 anos, que atua na UTI Covid-19 do Hospital Natan Portella e foi responsável por receber o primeiro paciente com o vírus na unidade de saúde;

3 - Marta Regina de Sousa Madeira, técnica de enfermagem de 42 anos, funcionária do Hospital Getúlio Vargas (HGV);

4 - Modestina Bezerra da Silva, a técnica de enfermagem de 60 anos, que atua na UTI Covid-19 do Hospital Infantil Lucídio Portella e trabalha há 35 anos na unidade saúde;

5 - Ana Maria Brito dos Santos, de 52 anos, enfermeira da ala Covid-19 do Hospital da Polícia Militar, que tem 26 anos na profissão;

6 - Amariles de Souza Borba, 77 anos, médica e diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Fonte: Cidade Verde