Teresina (PI)

Teresina está na frente das capitais em cobertura de Saúde da Família

Com um percentual de 97,58% da população atendida, Teresina ostenta, entre todas as capitais do Nordeste e do Brasil, a primeira colocação em cobertura do Programa da Estratégia Saúde da Família (ESF), assistindo 783.150 pessoas dos 802.537 habitantes. A informação é do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Implantado na capital do Piauí em 1998, a estratégia teve forte crescimento e ampliação no último ano, na atual gestão da Prefeitura de Teresina e da Fundação Municipal de Saúde (FMS), com a construção e reformas de unidades básicas de saúde e realização de concursos públicos.

Dentro do projeto de ampliação do programa, a Prefeitura instalou recentemente unidades básicas de saúde na Piçarreira/Parque Universitário, Dirceu Arcoverde, Planalto Uruguai e iniciou a reforma de outra unidade no povoado Santa Luz, além da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Dirceu. Todos na Regional Leste-Sudeste.

Na zona Centro-Norte foram reformadas e ampliadas as unidades Cidade Verde, Poti Velho, Nova Theresina, Mafrense, povoados Bela Vista e Dois Irmãos. Foram iniciadas as obras das unidades do bairro Memorare e da localidade Campestre Norte. Na Regional Sul, a Prefeitura iniciou as obras de construção do Centro de Saúde do Monte Castelo e está reformando a do Promorar, Chapadinha Sul e Cerâmica Cil, além do São Pedro, Vila Confiança e Vila Carolina Silva. Foi concluída a unidade do Angelim e está sendo iniciada a obra da unidade básica de saúde da família do bairro Vermelha. O município já está habilitado pelo Governo Federal para a construção de unidades de saúde da família do Mário Covas, Portal da Alegria, Esplanada e Vamos Ver o Sol, onde já há atendimento do programa, mas passará a contar com sede própria nessas comunidades.

O programa - Para o Governo Federal, o programa deve ser entendido como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, bem como na manutenção da saúde da comunidade.

Teresina conta atualmente com 227 equipes cadastradas no sistema do Ministério da Saúde. Cada equipe é formada por um médico generalista ou médico da família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e de quatro a sete agentes comunitários de saúde. Paulatinamente, a Prefeitura da capital, por meio da FMS, vem se utilizando do instrumento do concurso público para ampliar o programa e introduzir dentro de cada equipe o atendimento em saúde bucal, com a contratação de dentistas e atendentes de consultório odontológico.

Hoje, a população conta com 175 equipes de saúde bucal dentro da Estratégia Saúde da Família, conforme dados da Gerência de Atenção Básica da FMS, que também calcula a atuação de mais de 2.600 profissionais nas equipes, incluindo os de saúde bucal, além de supervisores e apoiadores das três Coordenadorias Regionais de Saúde da FMS, que monitoram o programa em todo o quadrante da cidade.

Entre as capitais, as que mais se aproximam de Teresina em cobertura são: João Pessoa (PB), com 88.43%; Florianópolis (SC), com 87.91%; Aracaju (SE), com 84.34%, Vitória (ES), com 82.98% e Palmas (TO), com 82.30%.

Modelo - "Esse é o mais moderno modelo de assistência em saúde, porque prioriza não só o atendimento, mas também a prevenção e a promoção da saúde em visitas domiciliares. Os profissionais conhecem cada pessoa da comunidade, seus problemas de saúde e do que precisa para uma vida mais saudável", frisa o presidente da FMS, Pedro Leopoldino. Ela informa que a Prefeitura vem trabalhando incessantemente para melhorar ainda mais esse atendimento, construindo e instalando Unidades Básicas de Saúde para abrigar as equipes do programa, levando conforto para os profissionais e mais qualidade no atendimento à população.

"Temos concursos em andamento, pois nossa intenção é ampliar ainda mais essa estratégia, mesmo reconhecendo que isso é um dos grandes desafios em uma cidade como Teresina, que vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Problemas pontuais de cobertura sempre existirão, mas não deixaremos de perseguir nosso objetivo maior que é o de levar um atendimento em excelência a toda a população teresinense", finaliza.

Fonte: Semcom/PMT