Economia e Negócios

Teresina é a quinta capital com menor taxa de inadimplência do país

Apesar do baixo índice de inadimplência, em Teresina o número de famílias que comprometem a renda com dívidas é de 43%, a maior taxa do país.

Em Teresina, a taxa de inadimplência é uma das menores do país, afetando apenas 14% das famílias da capital piauiense. Os dados fazem parte de um levantamento da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, que analisou o índice de endividamento das famílias brasileiras. Ao ficar inadimplente e ter o nome na Serasa, o consumidor tem o acesso ao crédito restrito e fica impedido de contrair novos débitos.

O estudo realizado pela Fecomercio/SP avalia os principais aspectos, dimensões e feitos da política de crédito no Brasil sobre as famílias entre 2015 e 2017. A análise foi feita com base em informações do Banco Central do Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Segundo a pesquisa, Teresina encerrou o ano de 2017 como a quinta capital com menor taxa de inadimplência do país, registrando uma queda de 3 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2016. O número fez com que a capital piauiense ficasse muito abaixo da média nacional (26%). A pesquisa mostra ainda que, ao fim de 2015, a parcela da população com dívidas em atraso era de apenas 9%.

Apesar do baixo índice de inadimplência, em Teresina o número de famílias que comprometem a renda com dívidas é de 43%, a maior taxa do país, e o valor médio mensal das dívidas por família é de R$ 2.219, superando o apurado no conjunto das capitais do Nordeste (R$1.935). Ao todo, mais de 122 mil famílias estão endividadas na capital piauiense. 

Nacional

Em todo o Brasil, 9,669 milhões de famílias possuíam algum tipo de dívida em dezembro de 2017. A taxa representa um aumento de três pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2016, quando 9,128 milhões famílias estavam endividadas. Em 2015, esse número era de 9,414 milhões.

Fonte: portal o dia