Geral

TCE faz fiscalização em 30 hospitais de 23 cidades simultaneamente

Foto: ReproduçãoCerca de 70 agentes de fiscalização estão averiguando “in loco”
Cerca de 70 agentes de fiscalização estão averiguando “in loco”

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) iniciou nesta quarta-feira (04), a primeira fiscalização ordenada realizada no estado. Cerca de 70 agentes de fiscalização estão averiguando “in loco”, de forma surpresa e em regime de força-tarefa, a situação de todos os 30 hospitais estaduais localizados em 23 municípios do Piauí, simultaneamente.

Os técnicos estão analisando, concomitantemente, desde a estrutura dos hospitais, os serviços e as condições de atendimento à população, presença de médicos e demais profissionais da saúde nos plantões, até a situação das cozinhas e alimentos, além das farmácias dos hospitais. A fiscalização será encerrada às 17 horas.

A imprensa pode acompanhar a movimentação na Central de Monitoramento, na sede do TCE/PI, a partir das 10h30, quando também poderão entrevistar a equipe do Tribuna que está coordenando os trabalhos.

Entenda como funcionam as fiscalizações ordenadas

As fiscalizações ordenadas são feitas de forma surpresa, executadas em regime de força-tarefa de forma simultânea, num único dia, utilizando toda a força disponível de trabalho de técnicos e auditores.

Os agentes de fiscalização saem a campo para avaliar não só a legalidade, mas também a qualidade do gasto dos recursos em políticas e serviços públicos.

As ações consistem no deslocamento de agentes para inspecionar ‘in loco’ diversas áreas da administração pública, como transporte, merenda e material escolar; almoxarifado; tesouraria; creches; hospitais; unidades básicas de saúde; obras públicas; resíduos sólidos; segurança, entre outras.

Fonte: Teresina Diário