Geral

Superintendente da Strans fará mudança no Inthegra e anuncia nova licitação de ônibus

Foto: Yala SenaSuperintendente da Strans fará mudança no Inthegra e anuncia nova licitação de ônibus
Superintendente da Strans fará mudança no Inthegra e anuncia nova licitação de ônibus

O superintendente de Transporte e Trânsito de Teresina (Strans), major Cláudio Pessoa, anunciou que o sistema de integração de ônibus da capital, o Inthegra, vai passar por mudanças. Nesta terça-feira (13), o superintendente confirmou que a Prefeitura  fará uma nova licitação no transporte alternativo de Teresina. 

O major Cláudio Pessoa explica que estão sendo realizados estudos e a alteração vai ocorrer quando o fluxo de passageiros retornar à normalidade, o que está ligado à situação da pandemia da Covid-19. 

"Isso, de certa forma, vai interferir inclusive na quantidade de veículos e, consequentemente, no custo da tarifa. Não adianta encher a cidade de ônibus, se você não tem o usuário para poder utilizá-lo e manter o equilíbrio financeiro do sistema. Então, até que isso retorne à normalidade, nós vamos utilizar a quantidade necessária para que os usuários possam ser atendidos sem que haja prejuízo aos empresários", explicou Cláudio Pessoa

Ele pontua que o atual sistema de integração não foi bem recebido pelas empresas de ônibus, nem pelos usuários. 

"Temos estudos que atestam aproximadamente 87% de rejeição. Estamos fazendo estudos, inclusive de demanda para que a gente possa aproveitar o máximo possível da estrutura do sistema que hoje existe. Nós sabemos que, via de regra, o transporte prioritário é o coletivo, mas é preciso que ele se desenvolva com segurança, conforto e dando ao usuário o tempo pra que ele possa chegar ao seu destino. Vamos manter os corredores, buscaremos atender aos usuários que moram em zonas periféricas, para isso, estamos trabalhando o sistema radial, que é aquele que você pega o usuário no ponto de origem, em uma área afastada do centro, e traz ao centro. A gente tem buscado estudos que atestam que vários fatores prejudicam esse sistema de alimentação".

Nova licitação no transporte alternativo

O superintendente confirmou que a Strans já encaminhou para a Secretaria de Administração a proposta de realização de licitações para o transporte alternativo e para o transporte eficiente. 

Sobre o transporte urbano, a licitação está em vigor até 2030 e a Prefeitura abriu processo administrativo para apurar falha no sistema. 

A nova licitação diz respeito ao transporte alternativo. O projeto da prefeitura é contratar 50 micro-ônibus para ajudar no deslocamento dos teresinenses e ampliar o sistema de transporte eficiente, que está com contrato vencido e pendências junto a empresa.

“Hoje a prioridade é o usuário ter a confiança e respeito ao transporte. Não é aceitável fazer gastos exorbitantes como o sistema Inthegra e ser reprovado pela população”. 

Fonte: Cidade Verde