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Strans implantará binário na zona Norte

A medida faz parte das mudanças para que seja implantado o corredor de ônibus Norte I, que compreende a Avenida Duque de Caixas.
Foto: ReproduçãoA previsão dessa mudança já existia desde a elaboração do Plano Diretor
A previsão dessa mudança já existia desde a elaboração do Plano Diretor

Começa a funcionar, em breve, o binário composto pelas ruas Irmã Santa Catarina (Norte/Sul) e Miguel Alves (Sul/Norte), na zona norte da cidade. A medida faz parte das mudanças para que seja implantado o corredor de ônibus Norte I, que compreende a Avenida Duque de Caixas.

De acordo com a assessora técnica da Strans, Ananda Patrícia, com a instalação do binário o trânsito ficará mais organizado e seguro para todos.

“A expectativa é que a mudança traga mais fluidez e segurança para os pedestres que circulam na área. No momento, estamos implantando a sinalização vertical e pintando a horizontal. Por isso, é importante que os condutores circulem com a atenção redobrada nas duas vias”, informa.

Ananda ressalta que a implantação dos corredores e das faixas exclusivas para ônibus têm trazido muitas mudanças para organizar o trânsito da cidade. “As melhorias estão sendo feitas para que as vias funcionem da melhor forma possível. Com esse binário, os ônibus irão circular pela Rua Irmã Santa Catarina para acessar o Terminal Buenos Aires”, explica.

A assessora reforça que todo o trabalho está sendo feito para proporcionar um transporte público de mais qualidade e, para que os ônibus tenham mais agilidade, os corredores são muito importantes. Foi necessário fechar retornos, criar binários e fazer mudanças nos sentidos das vias que fazem parte desse conjunto de intervenções essenciais ao funcionamento do Sistema Inthegra. “Nos primeiros dias de funcionamento os agentes de trânsito estarão no local para orientar tantos os condutores como os pedestres”, informa.

A previsão dessa mudança já existia desde a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que foi idealizado em 2008 e previa o crescimento da zona norte e a implantação do novo sistema de transportes públicos na capital.

A partir desse planejamento, a medida foi tomada em virtude do aumento de fluxo de veículos na área por conta da construção da Ponte do Mocambinho e da implantação do Corredor Segregado Exclusivo para Ônibus.

Fonte: Teresina Diário