Esporte

Sport tem 8% de chance de acesso, e Náutico 97% de rebaixamento

Só a vitória interessa a rubro-negros e alvirrubros no clássico da próxima quarta-feira, na Ilha, pela 32ª rodada da Série B; empate praticamente sela destino dos dois clubes
Foto: Marlon Costa / Pernambuco PressNáutico x Sport pela Série B
Náutico x Sport pela Série B

Há um ditado no futebol que diz que "clássico é um campeonato à parte". E para o duelo da próxima quarta-feira entre Sport e Náutico, na Ilha do Retiro, pela 32ª rodada da Série B, a máxima é mais verdadeira do que nunca. Isso porque o derrotado praticamente dará adeus ao seu objetivo na competição, enquanto que um empate será prejudicial aos dois times.

Após a derrota para o Grêmio na última quarta-feira, e os demais resultados da rodada, o Sport caiu a oitava posição e viu a chance de conseguir o acesso à Série A ser reduzida para apenas 8,1% de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.

"Enquanto a pontuação dizer que existe possibilidade de 1% ou 0,5% devemos acreditar. A fé nunca pode faltar no nosso grupo. Se a matemática diz que pode, temos que ir lá e buscar os resultados", afirmou o lateral-esquerdo rubro-negro Sander."

Também de acordo com a UFMG, o risco de rebaixamento do Náutico para a Série C aumentou para 97,1% , após a derrota, de virada, para o Sampaio Corrêa, nos Aflitos.

"Não podemos nos abater nesse momento. Vamos ter pela frente um clássico, um jogo muito difícil, e precisamos estar focados e concentrados. Com uma vitória no clássico a confiança volta ao nosso time para seguirmos firmes e tentar sair dessa situação", analisou o meia alvirrubro Souza."

Para alcançar a marca dos 60 pontos, considerada segura para o acesso à Série A (98,3% de probabilidade), o Sport terá que somar 17 dos 21 pontos ainda em disputa. O que representa um aproveitamento de 81%.

Curiosamente, a meta é praticamente a mesma para que o Náutico ainda consiga se manter na Série B.

Lanterna com apenas 27 pontos, o Timbu precisa de mais 18 para chegar aos "mágicos" 45 pontos que praticamente livra um clube do rebaixamento (apenas 2,5% de risco). Isso significa ter um aproveitamento de 85,7% dos pontos a partir do clássico.

Fonte: Globo Esporte