Meio Ambiente

“Sou psicopata”, diz presidente do Ibama ao ignorar reportagens

O presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o advogado Eduardo Bim disse que era “psicopata” e que não está “nem aí” para reportagens de jornais. A declaração foi dada durante palestra no lançamento do livro “Questões Atuais do Direito Ambiental – Uma Visão Prática”, em 19 de abril, em São Paulo.

Depois de divulgada pelo perfil Política por Inteiro, no Twitter, a íntegra do vídeo original com a declaração foi colocada como privada, pelo Youtube.

“Tem gestor que se sente constrangido por reportagem de jornal, etc. Eu não, eu sou um psicopata, não estou nem aí, particularmente não estou nem aí”, disse o presidente.

Além disso, Bim declarou também não se importar com afastamento de 90 dias em 19 de maio de 2021, chamando a punição de “licença prêmio”. Ele disse ainda estar “tranquilo”, por seu trabalho se resumir a uma “calibração técnica”.

O advogado foi afastado da presidência do Ibama pela PF (Polícia Federal) durante a operação Akuanduba. A operação investiga a edição de um despacho interno de Bim com efeitos no sistema de combate a ilegalidades no comércio de madeira assinado em 25 de fevereiro de 2020, uma 3ª feira de Carnaval.

O despacho eliminou a necessidade de autorização de exportação de madeira, mantendo a necessidade apenas do DOF (Documento de Origem Floresta). O parecer chegou a eliminar a necessidade de autorização para todas as espécies, inclusive as ameaçadas de extinção.

A operação –que se deu por ordem do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes– foi a responsável pela saída de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente. O então ministro também era investigado pela PF .

Durante a palestra, Bim criticou criticou Moraes, por ter sugerido ao STF a fixação da tese da imprescritibilidade do dano ambiental, e também os funcionários do Ibama. “Super interessados, quando eles querem, como todo ser humano, mas um pouquinho pior em alguns casos”.

Fonte: Poder 360