Eleições

Silas: com coragem para debater Teresina sem negociata ou acordão

 Silas afirma: Quero é debater Teresina!

Silas Freire Pereira e Silva nasceu em Campo Maior, PI em 30 de janeiro de 1971 é um apresentador de TV e politico. Desde 12 de março de 2015 exerce, como suplente, o mandato de deputado federal pelo Piauí.

 

Iniciou sua vida pública pelo PMDB elegendo-se vereador de Teresina em 1996 e foi eleito deputado estadual em 1998. Buscou um novo mandato em 2002 e 2006, mas não obteve sucesso, embora retornasse à Assembleia Legislativa do Piauí na condição de suplente convocado durante o primeiro governo Wellington Dias.

Após perder a eleição para vereador de Teresina pelo PP em 2004, afastou-se da política, contudo alcançou a suplência de deputado federal em 2014, sendo convocado após a nomeação de Fábio Abreu para a Secretaria de Segurança Pública no terceiro governo Wellington Dias.

Ocupa a presidência do diretório municipal do PR na capital piauiense.

Portal RG: Por que ser candidato a Prefeito de Teresina?

Silas Freire: Na verdade eu estou muito bem no Parlamento e gosto muito, mas o que levou a colocar o meu nome para disputar a eleição para prefeito de Teresina é a questão do debate, precisamos debater Teresina. Eu tive 45 mil votos em Teresina, eu preciso debater a grande Teresina e outra coisa o medo do prefeito Firmino ganhar de (WO), eu vejo uma fragilidade muito grande nos companheiros que colocaram os seus nomes para serem candidatos, falta de nomes, falta de debate político e eu gostaria de provocar o debate sobre Teresina. Debater o transporte público, a mobilidade urbana, a saúde, principalmente a básica, pois a nossa saúde básica é muito de faz de conta, eu gostaria debater a política de juventude, política municipal para idosos. Eu quero debater Teresina. Nas pesquisas eu me mantenho em torno de 10% eu quero dar a mim e a Teresina à oportunidade de debater seus problemas.

Portal RG: O que Teresina pode esperar de Silas Freire Prefeito

Silas Freire: Estarei em uma função inaugural, não tenho nenhuma experiência no executivo, mas irei me cercar de humildade para buscar nas pessoas mais maduras uma orientação, mas eu tenho idéias. Por exemplo, no transporte público, nós precisamos avançar, nós precisamos integrar o transporte urbano coletivo de Teresina, que é na sua maioria feito por ônibus a transportes leves sobre trilhos, nas grandes cidades já acontece isso. Nós precisamos avançar. Hoje o prefeito paga milhões de subvenções de apoio as empresas de ônibus repassa milhões para manter o preço da tarifa porque o sistema segundo os empresários desequilibra e nós entendemos que esses ,milhões que são repassados poderiam já estar formando uma frota de ônibus de uma empresa pública municipal. Se tivéssemos uma empresa pública municipal a exemplo de outras cidades pelo menos nos trechos mais distantes onde realmente pode provocar prejuízos aos empresários, nós teríamos condições de manter um transporte com mais qualidade e com um custo menor para essas áreas. Eu sonho que todo o gasto com subvenção as empresas privadas, vamos dizer em torno de nove milhões, quantos ônibus não dar para comprar com esse mesmo valor. E a empresa pública não precisaria objetivar lucros, ela iria poder trabalhar para manter uma frota nova, confortável e para manter uma frota funcionando com eficiência. Precisamos debater mais Teresina.


Portal RG: Como o senhor avalia a mobilidade em Teresina?

Silas Freire: O Firmino está com dezesseis anos nunca fez um viaduto, precisamos mudar essa realidade, simplesmente dizer que são obras caras não justifica. O Elmano passou dois anos para conseguir fazer um rebaixamento importante na zona sul de Teresina. O Firmino nunca fez nenhum, são dezesseis anos, sendo doze anos só do Firmino sem conseguir fazer um viaduto numa cidade que tem 400 mil veículos rodando todos os dias. É esse o debate que eu quero fazer, eu não quero dizer que o Firmino não contribuiu com Teresina, ele deu uma contribuição muito grande, mas precisamos avançar mais. Teresina precisa ter intervenções que não sejam apenas fechar contornos e colocar semáforo. A engenharia já mostra que não dar mais, que o transito está saturado.

Portal RG: Quanto ao saneamento básico o que o senhor considera possível fazer?

Silas Freire: Outro problema grave de Teresina é o saneamento básico, a bacia de galerias de Teresina, pois Teresina não pode chover que inunda. Chuvinha em Teresina e você ficam ilhadas. É o caso do bairro São Pedro, do São Cristovão e muitas outras áreas de Teresina, são obras caras, mas precisam ser feitas, precisamos de um gestor que tenha a capacidade política de ir buscar os recursos junto ao Governo Federal, em doze anos de gestão do Dr. Firmino, ele apenas conseguiu projetar algumas galerias, está distante de resolver, o problema precisa ser enfrentado. Não dar mais para adiar, não dar mais para ficar no feijão com arroz de calçamento, de asfalto para avenidas, Teresina não é mais aquela menina que recebia um chinelo e ficava satisfeita, já é uma mulher, cresceu. É uma metrópole, querendo ou não o IBGE nós já temos um milhão de habitantes e somando as pessoas de Timon e demais cidades do entorno de Teresina, que vivem Teresina todos os dias o número vai além disso. Nós somos metrópole e temos que nos comportar como tal, não podemos simplesmente nos contentar com semáforo, fechando contorno, pintando faixas, inaugurando calçamentos, asfalto e quadrinhas de futebol. Teresina precisa e pelo que arrecada pode ser mais.


Portal RG: E como estão as conversas para as alianças, para as coligações?

Silas Freire: Eu defendo a idéia que temos que lançar nossas candidaturas e debatermos Teresina no primeiro turno, mas estamos abertos ao dialogo ,conversou com o Deputado Evaldo Gomes (PTC) e com o pessoal do PMN temos conversado com o Dr. Pessoa (PSD). A minha idéia dentro das oposições é sentar para traçarmos a melhor estratégia para enfrentarmos a candidatura de Firmino que é muito forte.


Portal RG: O senhor já recebeu convite para ser vice de alguém?

Silas Freire: Não! Até porque não é nossa intenção, pois queremos é promover o debate sobre Teresina e se eu aceitasse ser vice eu não estaria colaborando com Teresina, era mais um emprego que eu iria ter para mim é muito mais importante ficar no parlamento como deputado do que ser vice-prefeito, não que o vice não seja um cargo importante. Nosso nome está colocado como candidato a prefeito, vice não tem interesse.


Portal RG: Como as oposições estão se articulando?

Silas Freire: Na oposição eu defendo que todos os partidos lancem candidaturas, mas os demais não concordam comigo, pois acreditam que poderíamos debater melhor Teresina com mais tempo de televisão, mas eu continuo achando que debato melhor Teresina com a minha candidatura, mas eu não sou absoluto, se percebemos que para Teresina o melhor é juntarmos todo mundo para a frente a gente ver isso, hoje eu não acredito nisso.


Portal RG: O senhor sendo eleito o que fará sobre acessibilidade em Teresina

Silas Freire: Teresina não possui acessibilidade, pois acessibilidade deve estar dentro do programa de mobilidade urbana, todos os teresinenses devem está incluídos nos programa de mobilidade da cidade. Teresina tem que apresentar um cronograma de cumprimento da lei, não possuiu mais calçadas, o prefeito Firmino deixou acabarem as calçadas em Teresina. Não é só quem tem alguma necessidade especial que precisa de acessibilidade, todos precisaram de acessibilidade em Teresina. Tente andar na Avenida Barão de Gurguéia para ver se não vai ter que disputar espaço com os veículos no asfalto. Falta em Teresina à política da preservação do espaço de mobilidade do pedestre e do ciclista e isso vão defender no meu debate com muita firmeza. Teresina e suas calçadas, porque não podemos disputar espaços com carros.


Portal RG: O que a juventude de Teresina pode esperar do prefeito Silas Freire de política de juventude

Silas Freire: Teresina precisa de uma secretaria de juventude para desenvolver políticas de juventudes e não apenas para acomodar aliados, quando não apenas um amigo do religioso da cidade. A pasta que cuida da juventude deve ter um programa para a juventude de Teresina e não apenas um cabide político. Mostre-me o que os adolescentes de Teresina entre 12 e 18 anos tem para se ocuparem na cidade, são mínimos os espaços, sabe o que temos? São bares, cachaça e drogas, nós estamos empurrando nossa juventude para marginalidade por falta de ocupação, aí precisamos abri CAPs., pois não trabalhamos com prevenção. Não temos política para a juventude em Teresina. O que foi feito pela prefeitura de Teresina para produzir centenas de Sara Menezes? Ela é uma inspiração e o que foi feito para produzir outros atletas como a Sara? Absolutamente nada. Falta de política pra juventude. O jovem precisa estudar trabalhar e desenvolver o seu intelecto e o seu lazer. Penso em dividir Teresina em regiões e todas as regiões ter um espaço de juventude. Precisamos de uma Poticabana em cada região da cidade com atividades de lazer orientadas para os nossos jovens. Estou lutando em parceria com o prefeito Firmino Filho para conseguir em torno de Cinco milhões de reais para construirmos o centro de juventude do Mocambinho.


Portal RG: Como o senhor avalia a crise brasileira da atualidade?

Silas Freire: O Brasil vive uma crise política, é resultado da ambição e dos projetos de poderes que políticos têm no país inteiro. Exerço uma suplência, mas não vou ser político para sempre, mas o Brasil tem muitos problemas, mas muita gente está preocupada apenas com seus projetos pessoais, por isso sou a favor de todos os políticos renunciarmos os nossos mandatos e darmos ao povo a oportunidade de eleições gerais para todos os cargos e seja feita a vontade do povo. Se o povo quiser pode fazer uma limpeza geral e se não, pois que o povo tenha autonomia para dizer e escolher o que quiser.


Portal RG: O senhor já comentou sobre a saúde básica em Teresina, mas como avalia a saúde de modo geral e o atendimento de urgência e emergência.

Silas Freire: Em Teresina os pronto-socorros continuam lotados, quando poderíamos evitar , claro que o numero de acidentes de trânsito é grande principalmente envolvendo motociclistas o que aumenta a gravidade das lesões, e lotam o HUT, mas nós temos uma falha na saúde, que corrigido possibilitaria evitar milhares de acidentes vasculares celebrais, centenas de infarto do miocárdio, e as pessoas são levadas para os corredores do HUT e com assistência preventiva na base, poderíamos evitar. Com atitudes simples de cuidados dos membros do PSF. Fui procurado por profissionais de saúde que me informaram que o dinheiro do HUT daria para funcionar bem, mas é mal gasto, que ocorre desperdício de recursos e até proteções políticas. Eu gostaria de gastar melhor o dinheiro da saúde em Teresina. Quero denunciar! Pois disseram que no HUT os plantonistas são protegidos políticos e não tem plantão presente, eles ficam em casa e se precisar de um especialista, tem que esperar ele chegar de casa e muitas vezes eles não atendem de imediato o chamado ao HUT. Têm especialistas que não estão marcando plantões, pois foram colocados por determinados políticos. Ficam de sobreaviso e muitas vezes viajando. Acredito que não se faz política com saúde.


Portal RG: O que o senhor gostaria de dizer ao eleitor de Teresina olhando no olho?

Silas Freire: Quero dizer aos teresinenses que o meu nome encontra-se a disposição para a avaliação pública, não sou candidato só pra ganhar, quero antes debater Teresina. Eu não trabalho com política, aprendi que não podemos trabalhar política como um projeto pessoal e sim coletivo e por isso coloco meu nome como pré-candidato a prefeito. Quero contribuir com o debate, com idéias e com críticas e no final se outro ganhar. E eu tiver contribuído na discussão já serei vitorioso. Eu gosto do Parlamento, mas Teresina está órfã de bons políticos, de bons gestores, o Firmino já deu a valiosa colaboração dele, mas já deu, enfadou, cansou ele tem de 30% a 35% de rejeição. É por que Teresina já cansou do tipo de gestão do PSDB, é a mesma coisa sempre. O teresinense pode encontrar em Silas Freire a sinceridade de querer contribuir com Teresina. E pra contribuir eu não preciso necessariamente ganhar, eu não busco um projeto político individual ou partidário de poder, estou em busca de um projeto político para a cidade de Teresina, para a coletividade, eu posso contribuir muito mais ganhando e sendo eleito prefeito desta linda capital, mas também posso contribuir debatendo, mesmo perdendo, mas contribuindo com minhas ideias.


Portal RG: Gostaríamos de agradecer a gentileza de conceder esta entrevista ao portal RG.

Silas Freire: Estamos sempre de portas abertas para atender aos colegas da imprensa que muito contribuem para levarmos nossas ideias até o povo.

 

Fonte: Redação do Portal RG