Política

Setores autorizados a reabrir se reúnem com Governo para fechar protocolo

Empresários dos três setores da economia que serão flexibilizados para voltarem a funcionar durante  pandemia da Covid-19 devem se reunir por videoconferência com o governador do Piauí, Wellington Dias, nesta terça-feira (09). Após o Conselho de Psicologia cobrar o protocolo das autoridades públicas para o retorno das atividades, foi a vez do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon), também cobrar um posicionamento definitivo. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o presidente Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon), Francisco Reinaldo, disse que o setor ficou apreensivo após decreto assinado ontem (08) que instituiu o Pacto de Retomada Organizada e criou o comitê técnico de monitoramento.  

"O setor está muito mais preocupado porque estamos percebendo que as autoridades não estão se entendendo. Como é que temos hoje uma situação de que as obras vão ser reabertas, quando não temos nenhum protocolo que vai ser seguido? temos um protocolo que foi apresentado há mais de 40 dias para o governo e prefeitura e, até então, eles não conseguiram chegar a um denominador comum e dizer: esse é o protocolo, tire isso, acrescente aquilo e vamos trabalhar. Então não podemos voltar tão cedo enquanto não se definir o protocolo. Esse é o principal ponto. Acho que o pessoal da Psicologia se colocou muito bem. Sem protocolo não tem a menor condição de retorno", destaca Reinaldo. 

Foto: Roberta Aline / Cidade VerdeSetores autorizados a reabrir se reúnem com Governo para fechar protocolo
Setores autorizados a reabrir se reúnem com Governo para fechar protocolo

Para ele,  falta alinhamento das autoridades públicas. O prefeito Firmino Filho já anunciou que não vai seguir o protocolo de reabertura das atividades econômicas, apresentado pelo Governo do Estado.

"Tínhamos um problema sério no início que era o Governo Federal não se entendia com estados e municípios. Agora, o estado não se entende com o município. E nós, a população, no meio dessa confusão. Isso vai dar um problema muito sério, é ruim para todos", pontua o presidente do Sindscon. 

Francisco Reinaldo disse que a expectativa da reunião de hoje é para a conclusão do protocolo de reabertura das atividades. 

"Já tivemos três ou quatro reuniões em cima do protocolo [...] acredito que essa reunião de hoje seja definitiva, pois está se alongamento muito essa questão", reitera Francisco Reinaldo destacando que a preocupação maior não é a fixação de uma data para o retorno. 

"Não estamos preocupados em voltar amanhã. Queremos voltar com segurança e essa volta só poderá se processar com prazo definido. Devemos ser avisados com uma semana de antecedência para, em cima do protocolo, organizar as construções para voltar com segurança", conclui  Francisco Reinaldo.

O Governo do Estado confirmou que o comitê criado para a reabertura das ativdades, presidido pelo secretário de Planejamento Antônio Neto, vai se reunir ainda hoje com representantes dos setores para fechar os protocolos em consenso com as categorias.

Fonte: Cidade Verde