SESC/PI

Sesc e Senac realizam bate papo sobre Saúde Mental

Uma roda de conversa sobre Saúde Mental, com o voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), Cristiano Moura, reuniu vários colaboradores do Sesc e do Senac, nesta sexta-feira (20), no espaço cultural Cosme Oliveira, no Sesc Administração Regional. O bate papo foi promovido pela CIPA Sesc e Senac como parte das atividades do Setembro Amarelo.

O voluntário do CVV falou sobre depressão, destacando os sintomas que podem ser detectados pela família, amigos de trabalho e pessoas próximas ao individuo em depressão (veja sintomas abaixo). Ele falou sobre órgãos que prestam assistência psicossocial gratuita.

Os colaboradores do Sesc e do Senac esclareceram dúvidas sobre como lidar com pessoas com depressão, observar os sintomas e agir da melhor forma, compreendendo o problema do indivíduo.

“O importante é que qualquer pessoa pode ser um ‘ombro amigo’, não se preocupando com o que vai falar”, enfatiza Cristiano, ao reforçar que o importante é estar preparado para ouvir sem fazer críticas, julgamentos ou dar conselhos.

As prefeituras mantêm Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), que oferecem serviço ambulatorial especializado e gratuito. Existem instituições que prestam assistência gratuita como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional gratuito todos os dias.

Depressão – sintomas que podem ser detectados

Tristeza persistente (mais comum)

Ansiedade, angústia, falta de interesse social

Desânimo

Humor deprimido

Sentimentos de medo e indecisão

Insônia

Desconcentração e irritabilidade

Comportamento suicida

Onde procurar ajuda

CVV – 188

Centro Débora Mesquita (CDM) – 9 9827-3343

Grupo de Apoio Contato Esperança (GRACE) – 3237-0077

Projeto Caminhos (FEPI) – 3222- 2500

Fonte: SESC PI