São Raimundo Nonato (PI)

Sesc Centro sedia Oficina de Cordel com Raimundo Clementino

 O Sesc Centro vai realizar a partir desta segunda-feira (21) até quinta-feira (24) uma oficina de produção de cordel, que será ministrada pelo professor Raimundo Clementino. As atividades acontecem das 14h às 18h, na própria unidade, e fazem parte do projeto Trilhas Literárias.

O tema da oficina é “A cidade de Teresina”, em homenagem aos 165 anos da capital do Piauí e também pelo mês em que se comemora o Dia do Poeta da Literatura de Cordel.

“Esta oficina encerra o ciclo de oficinas de criação literária que reuniu público diversificado interessado na leitura e produção textual”, afirma a coordenadora do Trilhas Literárias, Roseane Santos. O projeto proporcionou a formação de grupos de produtores e consumidores de textos literários nos diferentes gêneros, modalidades, temas e níveis de leitura, formando, incentivando e valorizando talentos locais.

Segundo Roseane, a ideia é que a oficina sensibilize os graduandos, professores e comunidade em geral sobre a importância de se trabalhar com a literatura de cordel para a melhoria e prática da leitura e escrita. “Para que esse público conheça as possibilidades de leitura e escrita de cordel”, explica.

Ela destaca ainda a importância de disseminar a prática do cordel - tipicamente nordestina, fazendo com que se valorize e propague uma cultura que faz parte de nossas raízes.

Sobre Raimundo Clementino

Raimundo Clementino Neto é piauiense de Bocaína. Poeta, cordelista, compositor e professor da Rede Pública de Ensino. É especialista em Linguística, possui oito livros publicados, dentre estes O Famoso Martim-TIM (infantil), Ditames Divinais (bolso), Mãe, Eternamente Mãe (poesia), Protótipos de Redação com Rima Métrica e Inspiração (sonetos redacionais).

Raimundo tem mais de 40 anos de carreira e já publicou dezenas de cordéis. É apaixonado pelas artes, porém rendido aos encantos do autêntico jogo de bola, por acreditar que é o futebol a salvação do mundo. Desse amor surgiu o livro Futebol e Vida.

Fonte: SESC