SESC/PI

Sesc Cajuína recebe o grupo “Congo de Oeiras”

Nos dias 20 e 21 de setembro o Sonora Brasil apresenta, em Teresina, o Congo de Oeiras, uma vibrante manifestação artística que representa a tradição afro-brasileira e encanta os espectadores com seus ritmos contagiantes e performances cativantes.

Durante a apresentação, os artistas mergulharão na rica cultura dos Congos, uma tradição ancestral trazida pelos africanos escravizados para o Brasil. Os tambores ecoarão batidas pulsantes, acompanhadas por vozes poderosas e danças sincronizadas, em uma celebração da resistência, espiritualidade e força da comunidade afrodescendente.

A analista administrativa de música do Sesc Cajuína, Joeline Rodrigues, destaca a importância da apresentação. “Queremos dar visibilidade à ancestralidade e à cultura do território piauiense. O grupo Congo de Oeiras é tradicional no estado e temos certeza que será um momento muito especial. Vamos ter dois dias de programação: no Sesc Cajuína e também na Escola Municipal Parque Itararé. Estejam todos convidados”, disse.

O grupo Congo de Oeiras é um legítimo representante da cultura Bantu no Piauí, agraciado com o título de Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Oeiras e Patrimônio Vivo do Estado do Piauí.

Nas apresentações os integrantes usam saias rodadas e as músicas são tocadas no ritmo afro-brasileiro, usando instrumentos como maracás, tambores, pandeiros e guizos. As manifestações folclóricas são louvores à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, padroeiros dos escravos.

A programação tem classificação livre e a entrada é um 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Mesa Brasil Sesc. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (86) 3230-9900.

20/09 – Sesc Cajuína

19h – Abertura

19h15 – Palestra “A Cultura Bantu” com Francisco Stefano

20h – Exibição do documentário “Tambores e batuques de Oeiras”

20h15 – Apresentação de dança “Congo de Oeiras”

21/09 – Escola Municipal Parque Itararé

8h – Apresentação de dança “Congo de Oeiras”

Fonte: sesc