PIAUÍ

Sesapi lança Catálogo de Sistema de Compras

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) lançou nesta quinta-feira (3), às 8h, na sala de reunião do gabinete, o Catálogo Geral de Materiais e Serviços da Sesapi - Sistema de Compras e Intenções de Demanda, com o objetivo de otimizar e dar celeridade no andamento dos processos administrativos. O evento contará com a presença do governador Wellington Dias, do secretário de Saúde, Florentino Neto, diretores de hospitais, entre outras autoridades.

O Catálogo de Sistema de Compras já é utilizado no estado do Ceará, que realizou o compartilhamento de banco de dados com o Piauí. “O catálogo de compras que será lançado amanhã é composto de 76 mil itens. Com esta providência, a Sesapi dá um passo definitivo para centralização das licitações, permitindo comprar com mais agilidade e menor preço”, enfatiza Florentino Neto.

A construção do sistema foi realizada pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI). “A Secretaria de Saúde pediu que fosse desenvolvido um sistema que permite o levantamento das demandas dos hospitais, especificamente para mostrar o processo de compras de materiais para a Secretaria de Saúde, ou seja, um sistema que validasse a demanda dos hospitais em termos de remédios, equipamentos e o que fosse necessário. Para isso, a Sesapi entrou em contato o Governo do Estado do Ceará e pegou uma base de dados e de itens que eles utilizam. Assim, importamos essa base para dentro do nosso sistema de demanda de compras e fizemos o que será utilizado no Piauí”, explica James Cleiton coordenador de Rede da ATI.

O compartilhamento de banco de dados entre os estados do Piauí e Ceará se deu de forma gratuita e por tempo indeterminado. “A Sesapi está se beneficiando com a cessão gratuita da estrutura de base de dados do catálogo de bens, matérias e serviços do Governo do Ceará”, diz o secretário Florentino Neto.

Fonte: Governo do Estado do Piaui