Maranhão

SES e Detran-MA promovem atividade educativa na área de segurança no trânsito

Foto: Márcio SampaioPalestra educativa na área de segurança viária
Palestra educativa na área de segurança viária

O Governo do Maranhão intensificou as ações educativas de prevenção na área de segurança no trânsito, principalmente, no período do carnaval. Nesta quarta-feira (20), cerca de 30 funcionários da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão participaram de palestra educativa realizada em parceria com o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).

Com o tema “O comportamento humano e suas implicações para a segurança viária”, a palestra orientou os profissionais de saúde sobre a importância da segurança no trânsito, direção defensiva, dentre outros assuntos.

A gerente administrativa da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Maria Margarida de Carvalho Neta, explica que o objetivo da palestra é fortalecer e estimular o comportamento seguro no trânsito para pedestres e condutores.

“Esperamos que o conteúdo seja colocado em prática não apenas neste período do carnaval, mas na vida do funcionário”, destacou.

O psicólogo e assistente de Trânsito do Detran-MA, Rafael Rocha, alertou, por exemplo, para a incidência de acidentes com condutores sob efeito de bebidas alcoólicas.

“O foco aqui é sugerir uma mudança de perspectiva sobre o trânsito, tendo em vista que as pessoas precisam entender que o perímetro urbano não é um espaço individual, mas coletivo. A forma como dirigirmos e tratamos as pessoas influenciará diretamente no respeito às leis de trânsito e para evitar colisões”, disse o palestrante.

Para Rebecca Garcês, de 22 anos, o debate promoveu aprendizado e reflexão. “Aprendi bastante sobre direção defensiva. Quando eu tiver um carro colocarei em prática as dicas que recebi hoje sobre a prevenção de acidentes”, comentou.

Lei Seca 

De acordo com as Leis nº 12.760/12 e nº 13. 281/16, combinadas com a Resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o motorista que for pego no teste do bafômetro responderá por uma infração administrativa (resultado igual ou acima de 0,05 por miligramas de álcool) ou até por crime (resultado igual ou superior a 0,34 miligramas de álcool).

Considerada uma infração gravíssima, as penalidades podem aplicar multa e suspensão da habilitação por 12 meses, ou recolhimento da CNH e retenção do veículo. Em caso de reincidência da mesma infração, em um período de um ano, o valor da multa (R$ 2.934,70) será aplicado em dobro, totalizando R$ 5.869,40.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão