Maranhão

Servidores maranhenses recebem atendimento médico preventivo gratuito

Foto: Gilson TeixeiraAtendimento médico para servidores
Atendimento médico para servidores

Oferecer serviços médicos e exames de rotina no local de trabalho é o mote do Programa Avançado de Prevenção em Saúde, que vem disponibilizando atendimento em várias especialidades para servidores da administração pública do Maranhão.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), em parceria com o Hospital São Luís (HSLZ), o Centro Ambulatorial de Diagnóstico Holandenses (CADH) e o Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão (Lacmar), o programa vem ofertando serviços gratuitos em clínica médica, cardiologia, ginecologia, exames laboratoriais e nutrição.

No estande do projeto, montado no estacionamento da sede da Segep, em São Luís, (Edifício Clodomir Millet, Calhau), uma equipe com mais de dez profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, vem atendendo servidores de todos os quadros do funcionalismo estadual, sempre das 13h às 19h.

Iniciada na segunda-feira (25), a ação se estende até a próxima sexta-feira (29). Mas de acordo com a titular da Segep, a secretária Flávia Alexandrina, o projeto tem caráter continuado e em breve deve chegar a municípios do interior do Maranhão.

“Nós estamos com o planejamento para realizar ações desta natureza em outras secretarias. Já estamos nos organizando para realizar essas ações em municípios do interior”, diz Flávia Alexandrina.

Flávia Alexandrina esclarece que para ter acesso aos serviços, o servidor precisa apenas apresentar o contracheque para comprovar que é servidor e que contribui com o Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (Funbem).

“É uma ação primordial que vai ao encontro da missão da Segep, que é de valorizar e zelar pela qualidade de vida e pela motivação do servidor”, ressalta.

Quem aprovou a ação foi a assessora da Segep Arlem Moreira, que aproveitou para fazer um check-up. “Hoje eu fiz tudo aqui. Consultei com a nutricionista, ginecologista, clínico geral, fiz exames de glicemia e aferi a pressão. É uma grande iniciativa da Segep trazer essa ação para os servidores, não só da Segep, mas de todas as outras secretarias”, destacou.

Já Antônio Carlos dos Santos, motorista da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) pôde constatar com os atendimentos do Programa que sua saúde vai muito bem.

“É ótimo porque nem sempre a gente tem tempo. Já era pra eu ter vindo. Hoje eu aproveitei para fazer glicemia, cardiologista, clínico e nutricionista”, relata.

Prevenção e “Março Lilás”

Quem vem acompanhando de perto os atendimentos é Plínio Valério Tuzzolo, diretor do Hospital São Luís (HSLZ), que atende com exclusividade os servidores do Estado do Maranhão.

Ele explica que, apesar das variadas especialidades médicas oferecidas, a ênfase nessa ação é a Prevenção do Câncer de Colo do Útero, já que no mês de março é realizada a campanha Março Lilás em prevenção a esta enfermidade.

Tuzzolo explica que por meio deste tipo de ação preventiva é possível identificar patologias em sua fase inicial ou com algum avanço. “Muitas vezes a pessoa nem sabe que tem uma hipertensão, nem sabe que tem um problema de diabetes em curso. Por meio desse trabalho a gente já teve que fazer atendimentos até com caráter de emergência e que a pessoa teoricamente estava bem e não se dava conta de que tinha qualquer problema”, revela o diretor do HSLZ.

Segundo Plínio Valério Tuzzolo, atualmente o HSLZ realiza cerca de 20 mil consultas (em todas as especialidades), 125 mil exames, 350 internações e 280 cirurgias por mês.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão