Geral

Servidores fazem protesto contra reforma e pretendem parar o Estado a partir de amanhã

Foto: DivulgaçãoServidores fazem protesto contra reforma e pretendem parar o Estado a partir de amanhã
Servidores fazem protesto contra reforma e pretendem parar o Estado a partir de amanhã

Os servidores do Estado questionam vários pontos da reforma da Previdência estadual. Para isso, eles fizeram manifestações em frente a Assembleia Legislativa e recorreram até ao Tribunal de Justiça, ainda sem sucesso. Nem mesmo a retirada da votação em regime de urgência no Legislativo, que encurta os prazos de tramitação. O presidente da Casa, deputado Themístocles Filho, afirmou que pretendia colocar em discussão num dia só a audiência pública, a apreciação nas comissões técnicas e a votação no plenário. Dentre os  pontos questionados estão: o percentual da alíquota de contribuição; a inclusão servidores que não contribuíam, devido ao valor da remuneração; dentre outros como a transição. Essa discussão tem sido tumultuada na Assembleia. Os servidores em protesto pretendem parar as atividades do Estado a partir da quinta-feira, com uma assembleia geral unificada de todas as categorias contra a aprovação da reforma da Previdência. Além disso, na estratégia dos sindicatos várias ações devem ser ajuizadas contra essa matéria.

Condenação

Dois funcionários do Tribunal de Justiça que trabalhavam em Barras foram condenados por desviarem dinheiro que seria destinado ao Fundo de Modernização do Judiciário (Fermojupi). Os servidores foram identificados como Maria da Conceição Cardoso Sousa, condenada a 11 anos e 8 meses, e Luís Cândido Brito Nogueira, condenado a 5 anos e 4 meses de prisão. A investigação do caso foi conduzida pela 1ª Promotoria de Barras.

Execução

Um homem não identificado foi morto com nove tiros no povoado Taboca do Pau Ferrado, zona rural de Teresina. A polícia investiga a identidade do homem e a motivação para o crime, que aparentemente trata-se de execução pela quantidade de tiros.

Colisão

Um ônibus da empresa Vamos Transporte Terrestre  bateu na lateral de um ônibus da empresa Comvap na PI-112, que liga Teresina a União. Não houve feridos, mas a pericia vai determinar a causa do acidente.

Tráfico Internacional

Uma tonelada e cem quilos de cocaína apreendidas em Teresina vinham da Bolívia e tinham como destino a Europa. O carregamento avaliado em R$ 25 milhões foi apreendido em Teresina. A quadrilha utilizava um aeroporto particular em Timon, um sitio alugado e flats na capital para esconder a droga.

Ação do Exército

O comando do 25 ° Batalhão de Caçadores,  tenente-coronel Márcio Costa, fez um balanço das ações do Exército em 2019 no Piauí.  Ele citou a operação Carro-Pipa, que está em operação em 31 cidades e que foram identificadas diversas irregularidades, que o Exército tenta coibir, principalmente a não entrega de água às famílias no semiárido. 

VOZ DO PODER

"Acredito que o Poder Judiciário vai disponibilizar, e, em breve, estaremos utilizando essas aeronaves para o policiamento, principalmente na área de Teresina. A aeronave que já existe aqui seria levada para Parnaíba ou Picos. Isso ajuda também no interior do Estado", disse o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, informando que pediu à Justiça para que a Segurança possa usar as aeronaves apreendidas no transporte de cocaína na capital.

Fonte: Teresina Diário