PIAUÍ

Semar e ANA debatem programas na área de recursos hídricos

A secretária do Meio Ambiente está em Brasília onde busca trazer para o estado o projeto Qualiágua
Foto: Moura Alves / SemarSádia Castro, Secretária de Estado de Meio Ambiente
Sádia Castro, Secretária de Estado de Meio Ambiente

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, e a diretora de Recursos Hídricos da Semar, Layssa Maia, participam de uma série de reuniões na sede da Agência Nacional de Águas (ANA),  nessa quarta (12) e nesta quinta-feira (13), em Brasília (DF). Em pauta, projetos desenvolvidos na área de recursos hídricos.

“Estamos aqui para debater sobre dois programas que a Semar vem desenvolvendo no estado, programas como o de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), e o Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês)”, destaca Sádia Castro. E acrescenta: “Também estamos buscando levar mais um programa para o estado, que é o Qualiágua”.

“Esse é um momento para discutir estratégias e metas relacionadas aos programas que a Semar desenvolve junto à Agência Nacional de Águas que têm alcançado números muito positivos e a intenção é buscar alternativas que possam aumentar ainda mais a eficiência desses programas”, salienta Layssa Maia.

Qualiágua

O Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua) é uma iniciativa da ANA que parte do pressuposto que os dados de qualidade da água são importantes para diversos públicos, como gestores públicos, pesquisadores, estudantes e empresas. O programa busca estimular a padronização dos métodos e parâmetros utilizados nas análises e na divulgação dos dados sobre a qualidade da água. Com orçamento de aproximadamente R$ 15 milhões, o Qualiágua também tem o objetivo de promover a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade de Água (RNQA).

Comitês de Bacias Hidrográficas do Piauí

Em 2019, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé-Piauí e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia, ambos coordenados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), foram equipados por meio do Programa Nacional de Fortalecimento de Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês).  Com composição diversificada e democrática, os comitês reúnem órgãos do poder público e a sociedade civil, contribuindo para que os setores da sociedade tenham poder de decisão sobre a gestão dos recursos hídricos.

Fonte: Governo do Estado do Piauí