PIAUÍ

Sejus realiza exames de tuberculose em detentos nos presídios do estado

Foto: Governo Do Estado do PiauíA ação é uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)
A ação é uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio do setor de Humanização, e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizam exames de tuberculose nas unidades prisionais do Piauí. Com os testes, é possível diagnosticar a doença e, se necessário, dar início ao tratamento.

A ação já ocorreu na Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, e na Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato, onde 195 internos foram examinados.

A coordenadora de Saúde Prisional da Sejus, Nathana Karen, diz que a ação se estenderá para outras unidades penais do estado. “Desde o ano passado, a Sejus, com a Sesapi, desenvolve o Plano Estadual de Combate à Tuberculose nos presídios, no qual realizamos exames em quem teve contato com a doença e apresenta os sintomas, e até aqueles que não tiveram contato com a infecção. Após a confirmação, os internos iniciam imediatamente o tratamento, em que são acompanhados por uma equipe médica, além de serem monitorados constantemente, para que não haja contato com outros detentos”, explica Karen.

Segundo Nathana, equipes da Sejus estão mobilizadas e alertas para a doença. “Existe uma comunicação ativa entre os setores para prevenir o contato de infectados com os demais presos. E, assim que a doença é diagnosticada, disponibilizamos a medicação e damos início ao tratamento”, afirma a coordenadora.

A enfermeira do sistema prisional Isla Huana conta que os reeducandos estavam bastante interessados e cooperativos. “Pois muitos têm conhecimento sobre a gravidade da doença e sempre buscam informações sobre o tema. Contamos com a organização da equipe de saúde prisional e a agilidade da Polícia Penal para efetivar a ação com segurança”, conclui a profissional.

Na próxima semana, os exames de tuberculose serão realizados na Penitenciária Professor José Ribamar Leite, em Teresina.

Fonte: Governo do Estado do Piauí