Maranhão
Seduc realizará novas audiências públicas de expansão dos Centros Educa Mais
Dando continuidade às audiências públicas de expansão dos Centros Educa Mais, iniciadas na quarta-feira (02), em Timon, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará novos encontros até o dia 15. Os próximos serão em Rosário, São Luís, Bacabal e Dom Pedro.
As audiências serão realizadas pela equipe Educa Mais, formada por técnicos da Seduc, e acontecem nas 10 escolas que estão em processo de transformação em Centros Educa Mais. O público alvo são a comunidade escolar, os estudantes que estão oriundos do 9º ano do Ensino Fundamental e pais.
Nesta terça-feira (08), o encontro será no Centro de Ensino Raimundo João Saldanha, em Rosário; na quarta-feira (09), no Centro de Ensino Paulo VI; na quinta-feira (10), nos Centros de Ensino Professor Ignácio Rangel e Sousândrade, em São Luís; e na segunda-feira (14), será a vez de os Centros de Ensino Sarney Costa (bairro São Francisco) e Força Aérea Brasileira (São Cristóvão), também em São Luís, receberem as equipes do Centro Educa Mais.
As datas das audiências em Bacabal, Dom Pedro e Santa Helena, ainda não foram definidas. Nestes municípios, respectivamente, os Centros de Ensino Raimundo Ferro Lago, Ana Isabel Tavares e Newton Bello serão transformados em Centros Educa Mais.
Na oportunidade, a equipe Educa Mais apresenta proposta pedagógica das Escolas de Educação em Tempo Integral, um novo modelo de escola pública que visa o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões – intelectual, social, cultural, física e emocional -, por meio de ações integradas e em tempo integral, envolvendo atores que influenciam diretamente a formação plena dos estudantes: família, educadores, gestores e comunidades locais. Este novo modelo tem como base o diálogo permanente entre estudantes e educadores, a fim de desenvolverem juntos as competências que a vida e o mercado de trabalho exigem.
Nos Centros Educa Mais, o período letivo diário dos estudantes tem a duração de 7 horas e 50 minutos, de segunda a sexta-feira. Tudo isso em um ambiente completo para receber os estudantes e permitir uma melhor complementação e integração curricular com as aulas de protagonismo juvenil, estudos orientados, práticas experimentais, vivência em protagonismo, entre outras. Para a permanência na escola em tempo integral, os estudantes recebem diariamente três refeições preparadas com orientação nutricional e produtos de qualidade.
Fonte: Governo do Estado do Maranhão