Saúde

Secretário reconhece subutilização do HU e fala em aumentar atendimentos

Visita ao HU contou com representante do Ministério da Saúde.
MPF entrou com ação civil pública cobrando maior utilização do hospital.

Hospital Universitário atende demanda das redes municipal e estadual de saúde (Foto: Carlos Rocha/ G1PI)Hospital Universitário atende demanda das redes municipal e estadual de saúde (Foto: Carlos Rocha/ G1PI)

O secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, reconheceu que é preciso aumentar a oferta de serviços do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). A declaração foi dada durante visita feita ao HU nesta quarta-feira (14) com a presença do secretário de gestão do trabalho e da educação do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, que evitou comentar sobre a ociosidade do hospital.

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação civil pública alegando a subutilizaçãodo hospital que hoje recebe demanda das redes estadual e municipal de saúde.

O Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) apontou em recente levantamento, que o HU-UFPI está com o número de consultas e exames aquém da capacidade de atendimento. A direção da unidade contesta os dados e nega que o hospital esteja ocioso.

Conforme o Denasus, consultas especializadas e exames complementares, apresentam ainda um percentual baixo em relação aos procedimentos pactuados nas metas quantitativas, à exceção de alguns procedimentos.

De acordo com o secretário de saúde, problemas de habilitação de serviços prejudicaram o número de atendimentos no HU-UFPI. “Avaliando como gestor estadual eu percebo com muita clareza um aumento no volume de atendimentos no hospital. Tem mais a oferecer? Tem sim. A maioria dos serviços, temos que entender, que não tinham habilitação”, disse Francisco Costa. Os leitos do HU são preenchidos de acordo com a central de regulação estadual, responsável pela demanda e oferta nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Francisco Costa e Rogério Abdalla visitaram Hospital Universitário (Foto: Carlos Rocha/ G1PI)Francisco Costa e Rogério Abdalla visitaram
Hospital Universitário (Foto: Carlos Rocha/ G1PI)

“Recentemente saiu a habilitação da Unidade de Terapia Intensiva com mais cinco leitos. A oncologia está em funcionamento, mas não está habilitada, então não recebe custeio. Toda discussão no âmbito do SUS tem de ser apreciada e observada”, afirmou Francisco Costa.

Contudo, o secretário de saúde reconheceu que é possível uma presença maior do HU na rede de saúde. “É possível e tem uma capacidade instalada para ofertar mais serviços. É em uma construção que devemos buscar para que se ofereça mais serviços para a rede estadual de saúde”, relatou.

Rogério Abdalla evitou falar da crítica ao hospital ser subutilizado. Para o secretário, a situação do hospital é positiva. “É um cenário positivo, uma realidade até muito boa e o hospital está bem estruturado, assim como muito bem conduzido e dentro da necessidade do estado vamos estar lá para apoiar”, afirmou Rogério Abdalla.

Fonte: G1 Globo Piauí