Saúde

SAMU realiza mais de 15 mil atendimentos no primeiro trimestre

Um levantamento feito recentemente pela estatística do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina relevou que, somente no primeiro semestre de 2018, foram realizados 15.260 atendimentos com o deslocamento de ambulância. As urgências clínicas (como mal súbito, AVC, infarto, diabetes descompensado) estão entre os casos mais recorrentes neste período, correspondendo a 36% do total.

Os acidentes de trânsito ficaram em segundo lugar no ranking de atendimentos, sendo registrada a assistência a 3.082 pessoas acidentadas. Desse total, 92% eram do sexo masculino e 60% aconteceram durante as sextas-feiras, sábados e domingos. Em relação ao horário, a maior parte dos acidentes (40%) ocorreu no turno da noite (das 18h às 00h).

De acordo com a pesquisa, foram contabilizados também 933 quedas e outros acidentes (3ºlugar), seguidos de 836 urgências obstétricas; 613 agressões físicas, divididas entre agressão por arma branca, arma de fogo e espancamento e, ainda, casos de urgências psiquiátricas, tendo sido atendidos 565 pessoas com algum transtorno e/ou doença de ordem mental.

Francina Lopes, diretora geral do SAMU Teresina, avalia o atendimento ofertado: “O SAMU dispõe de profissionais capacitados e de recursos tecnológicos adequados para prestar um atendimento de qualidade em casos de urgência e emergência. O nosso trabalho é ofertado gratuitamente à população, ininterrupto e salva muitas vidas”, afirma.

Um dos usuários do serviço prestado pelo SAMU foi o Sr. Valmir da Silva, vítima de agressão por arma de fogo. Ele relata a sua satisfação com o trabalho da equipe: “Várias pessoas me ajudaram, mas tudo foi iniciado pelo SAMU. O atendimento foi ótimo e rápido. Se não fosse isso, eu não estaria vivo”, conta.

Como acionar o SAMU

Para usufruir do Serviço do SAMU, a população deve entrar em contato com a Central de Regulação das Urgências, por meio do telefone 192. O seu primeiro contato é com o telefonista, que faz perguntas essenciais para que a ambulância se dirija ao local solicitado. Posteriormente, a ligação é repassada para o médico regulador, que classifica se é necessário o envio de ambulância básica, avançada ou ainda se faz apenas orientações médicas.

Fonte: Portal AZ