Saúde

Rotina de beleza coreana: afinal, qual o segredo? Saiba o passo a passo "milagroso"

 

Na Coreia do Sul, as mulheres são conhecidas por serem adeptas de uma rotina coreana de beleza que seria o segredo para uma pele viçosa e de aspecto muito saudável.

Por seu efeito tão positivo, a rotina coreana ganhou evidência no mundo todo, principalmente entre os amantes de cuidados faciais. Mas afinal, o que há de tão especial no passo a passo seguido pelas asiáticas - e como adaptá-lo para a nossa pele?

Rotina coreana de beleza: o que é?

As mulheres coreanas desenvolveram um ritual de cuidados com a pele que consiste em uma rotina de dez passos a serem seguidos no dia a dia. "O objetivo é obter uma pele bonita, saudável, limpa e hidratada", conta a dermatologista Ana Carolina Suman.

Algumas etapas são realizadas diariamente, enquanto outras são feitas de duas a três vezes por semana. O procedimento envolve limpeza da pele, esfoliação, tonificação, tratamento com ativos, máscara, creme para os olhos, hidratação e proteção aos raios solares.

Produtos brasileiros funcionam na rotina?

 

prateleira farmacia mulher 400x800
IAKOV FILIMONOV/SHUTTERSTOCK

 

Quem não dispõe de muito dinheiro para investir em cosméticos, mas pensa em aderir à rotina coreana, pode realizar as etapas do skincare com produtos encontrados a baixo custo em farmácias e comércios brasileiros. “Dá para manter esta rotina com produtos populares. No Brasil também há produtos muito bons”, diz a dermatologista.

Entretanto, a dermatologista lembra que há um motivo para a rotina coreana ter recebido este nome. “Se a gente for seguir à risca, a rotina é feita com produtos coreanos. Eles realmente têm uma tecnologia muito desenvolvida, produtos excelentes. A indústria coreana de dermocosméticos é muito desenvolvida.”

Cuidados

Como cada pele tem uma composição diferente e particularidades, ela nunca vai responder da mesma forma que outra a ativos e produtos. Assim, é fundamental consultar um dermatologista antes de aderir à prática para saber quais produtos surtirão efeitos no seu rosto e, principalmente, quais devem ser evitados.

Isso porque a rotina de beleza coreana pode gerar efeito rebote na pele se feita com cosméticos errados para você, causando piora na condição que se está tentando tratar e até sensibilidade na pele, o que pode acarretar problemas.

Ana Carolina Suman ainda lembra os riscos da automedicação. "O ideal é que a rotina seja feita com orientação de um dermatologista. Se uma pessoa com pele oleosa, por exemplo, usar produtos que tenham componentes que piorem a oleosidade, não há um resultado bacana; um paciente com pele sensível, se usar um ingrediente com substância abrasiva, pode aumentar a sensibilidade", explica.

Como adaptar ao Brasil

 

mulher praia mar 400x800
PASKAR ALEXEI/SHUTTERSTOCK

 

Na prática, o brasileiro não segue as dez etapas descritas na rotina coreana por uma questão cultural. O que a dermatologista recomenda é que, pelo menos, as fase correspondentes à limpeza de pele sejam priorizadas.

“Uma limpeza da pele com um sabonete específico e o uso do tônico são excelentes. A esfoliação é bem-vinda também – mas não diariamente, apenas duas a três vezes por semana. Os produtos em sérum são maravilhosos, eu adoro.”

Passo a passo da rotina coreana de beleza

rotina coreana beleza pele rosto 400x585
MARISH/SHUTTERSTOCK

1. Limpeza com óleo

A primeira etapa da rotina coreana é feita com uma limpeza diária do rosto com a ajuda de um produto à base de óleo. “Um exemplo são os demaquilantes bifásicos, aos quais estamos habituados a usar para a região dos olhos. As coreanas fazem a limpeza do rosto com ele”, conta Ana Carolina.

2. Limpeza com espuma

Após a remoção de impurezas com o óleo, é a vez de a espuma de limpeza agir na pele. “Pode ser um sabonete líquido ou um sabão em espuma mesmo.” O ritual é repetido diariamente também.

3. Esfoliação

A esfoliação da pele, muito conhecida entre os procedimentos estéticos, também integra a rotina coreana de beleza. “A prática é bastante interessante para remover a camada córnea, que é a camada de células mortas da pele”, diz Ana Carolina.

A dermatologista, contudo, alerta sobre a periodicidade com que a esfoliação deve ser feita para não trazer danos à pele. “Não precisa fazer isso todos os dias e nem é recomendável. Até porque a barreira cutânea íntegra protege contra agentes externos, contra perda de água. O ideal é que a esfoliação seja feita de duas a três vezes por semana.”

4. Tônico facial

O tônico fácil não é um produto muito usual de quem curte tratamentos de beleza aqui no Brasil, mas vale investir nele para os rituais diários de skincare. Por isso, a rotina coreana pode ser uma oportunidade para incorporar o item ao dia a dia.

“Nós prescrevemos aquele tônico adstringente mais para pacientes de pele oleosa ou acneica, que muitas vezes contém álcool na composição. Mas existem tônicos para peles normais, sensíveis. Um exemplo excelente são as águas micelares.”

5. Essência

De textura aquosa, as essências servem para realizar uma hidratação bem rápida na pele e preparar a cútis para receber outras fórmulas. O único problema é a dificuldade de acesso ao produto, que deve ser aplicado diariamente na pele, de preferência. “Aqui no Brasil não tem”, conta a dermatologista.

6. Sérum ou ampola

Os séruns e ampolas usadas na sexta etapa da rotina coreana de beleza concentram ativos à base de vitamina C, firmadores, hidratantes e outros componentes de acordo com a necessidade de cada pele. São produtos com uma textura característica e bem agradável – principalmente para a pele mais oleosa, que tende ser a mais comum aqui no Brasil, de acordo com a dermatologista.

“Na rotina, é comum o uso do sérum isoladamente. Nem sempre é prescrito um creme para ser utilizado depois do sérum, principalmente pelo clima, que favorece uma pele oleosa. Então usa-se o sérum seguido de uma máscara. A gente tem uma rotina similar à coreana, mas um pouco abreviada”, lembra Ana Carolina.


7. Creme ou máscara facial

Ana Carolina conta que na sétima etapa da rotina coreana consta a aplicação de cremes ou máscaras faciais no rosto. “As coreanas usam mesmo a máscara hidratante por dez, 15 minutos por dia. Em nossa rotina diária, que é corrida, fica difícil. Mas é interessante fazer o procedimento duas ou três vezes por semana. Ou à noite, quando temos mais tempo.”

8. Creme para os olhos

A região dos olhos não é esquecida na rotina coreana. Após os minutos dedicados à máscara facial, é importante hidratar a região ocular e massageá-la a fim de garantir olheiras menores e prevenir o aparecimento de linhas de expressão. Outro ritual que vale repetir todos os dias.

9. Hidratante

Seja em gel, emulsão ou creme, o hidratante é essencial para a etapa final da rotina coreana de beleza a cada dia. O produto ajuda a deixar o rosto macio, brilhante e viçoso. Na hora de aplicar, é importante aplicar até o colo, dando batidinhas suaves com a ponta dos dedos.

10. Protetor solar

O protetor solar é importante na rotina diária e finaliza o processo de skincare. Além de proteger a pele contra os raios UVB e UVA, na maioria das vezes, possui ativos importantes para o rosto. Alguns produtos possuem propriedades antioleosidade, água termal e até ação contra os sinais de envelhecimento, como manchas solares, rugas ou linhas finas. Existem opções para todas as peles: seca, mista ou oleosa e até protetores com cor, para quem deseja substituir a base e aliar beleza à proteção.

 

Fonte: Bolsa de Mulher