Geral

Robô pousa no asteroide Ryogu e capta imagens surpreendentes

Imagens captadas pelo robô MASCOT (Mobile Asteroid Surface Scout) na superfície do asteroide Ryogu e divulgadas na revista Science mostram aspectos do solo que se assemelham ao da Terra. Segundo os autores do trabalho, o aspecto do material presente na foto é similar aos meteoritos condritos carbonáceos encontrados no nosso planeta. As rochas não apresentam poeira, outro fato que interessou a equipe de pesquisa.

O resultado foi conseguido graças à missão Hayabusa 2, a sonda japonesa que tem como objetivo estudar o asteroide Ryogu, que orbita entre a Terra e Marte e mede cerca de 900 metros. Os cientistas acreditam que esse material pode auxiliar o entendimento da formação da Terra.

Em 2018, a sonda liberou o MASCOT, um robô franco-alemão, na órbita do Ryogu. Após aterrissar de ponta-cabeça, a pequena máquina conseguiu se virar, e, durante as 17 horas de duração da bateria, realizou uma série de imagens do solo.

Descoberta pode explicar a origem dos planetas

Foto: R.Jaumann et al. / ScienceRobô pousa no asteroide Ryogu e capta imagens surpreendentes
Robô pousa no asteroide Ryogu e capta imagens surpreendentes

As fotos da missão são consideradas um material importante pois podem auxiliar os cientistas a entenderem a formação da Terra e do sistema solar. No entanto, a equipe de pesquisa precisa de mais dados para conseguir analisar com precisão as primeiras hipóteses, por isso o retorno da Hayabusa 2 é aguardado. Além das imagens e de outros dados captados durante a missão, a sonda coletou materiais para análises, e os cientistas esperam conseguir analisar e comparar as rochas do asteroide com as encontradas na Terra.

Os condritos carbonáceos são os materiais mais antigos encontrados em solo terrestre. A missão da Hayabusa 2 está prevista para terminar em 2020.

Fonte: Tecmundo