Esporte

Riot condena discriminação de gênero contra Vaevictis e prevê punição severa

Na última semana, um caso de discriminação de gênero envolvendo equipes russas chamou muito a atenção no cenário internacional de League of Legends. A desenvolvedora do jogo optou por não punir as equipes, mas sim, adverti-las. De acordo com o comunicado divulgado pela Riot Russa nesta quinta-feira, as atitudes foram consideradas discriminação de gênero e receberão punições severas em caso de reincidência dos times. A próxima partida da Vaevictis Esports será contra a Elements Pro Gaming, às 10h, com transmissão no canal oficial da LCL.

Foto: ReproduçãoRoX baniu cinco suportes contra Vaevictis
RoX baniu cinco suportes contra Vaevictis

Na ocasião, a equipe ROX baniu cinco campeões que atuam como suporte diante da Vaevictis (cuja line-up é composta somente por mulheres), na rodada de abertura da LCL, atitude que foi considerada de total desrespeito pela comunidade. Logo após o primeiro caso, foi a vez da equipe da Vega Squadron ser acusada da mesma prática após "enrolar" propositalmente para colocar fim na partida, o que também foi considerado de extremo mau gosto e desrespeito perante as atletas.

Confira a tradução da postagem da Riot russa:

"A Riot Games considera discriminação de gênero - e qualquer outro tipo de discriminação - completamente inaceitável e não espera menos dos atletas da LCL além da demonstração de integridade competitiva e respeito perante seus oponentes. As atitudes abomináveis das equipes ROX e Vega Squadron violaram o guia de regulamentação da LCL e o parágrafo 9º do código do invocador:

Notificações foram enviadas às organizações ROX e Vega Squadron. A punição será mais severa em caso de reincidência. As demais equipes também foram avisadas de que atitudes com qualquer tipo de discriminação são inaceitáveis e receberão punição da administração. Esperamos que essas atitudes deixem clara para os jogadores a gravidade do tema e os ajude a melhorar.

Confira abaixo os trechos do código de conduta, infringidos pelas equipes:

Pela ROX:

Durante a partida contra a equipe da Vaevictis, o time ROX baniu 5 suporte, durante o processo de picks e bans. Apesar de não ser tecnicamente fora das regras, tanto a Riot Games quanto o conselho da comunidade de LOL, entendeu o ato como de desrespeito perante as atletas da Vaevictis.

Diz o livro de regras da LCL:

10.2.4 Discriminação e humilhação de honra e dignidade. Times são proibidos de insultar a honra de dignidade de um país, indivíduo ou grupo de pessoas por meio de deboche, discriminação ou degradação de honra e dignidade nas palavras, expressões ou ações, voltadas a raça, cor, nacionalidade, estado ou identidade social, língua, religião, política ou outras atitudes, financeiras, ou status, origem, orientação sexual e outras características sociais.

Pela Vega Squadron:

No jogo contra a Vaecictis Esports, os jogadores da Vega Squadron, deliberadamente atrasaram o jogo, o que viola o espírito da competição.

Diz o livro de regras da LCL:

10.1.1.2 O não espírito competitivo

É sempre esperado que os times da LCL joguem sempre com força máxima. Times devem evitar desonestidade e atividades anti-desportivas. Para evitar possíveis dúvidas: quando for necessário determinar se esta regra foi violada, a composição de comando e suas ações durante a fase de seleção e bloqueio de heróis, não serão consideradas.

Fonte: E-SporTV