Política

Reviravolta: deputado José Santana (MDB) desiste de disputar eleição do TCE

O deputado estadual, José Santana (MDB), anunciou agora há pouco que retirou seu nome da disputa da vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que acontece hoje (16). Após reuniões que entrou a madrugada, o parlamentar que também é secretário Estadual de Assistência Social, comunicou a desistência. Santana declarou voto para a deputada Flora Izabel (PT). Agora são nove candidatos no páreo. Os mais cotados para vencer essa queda de braço é Flora Izabel e Wilson Brandão. A eleição inicia às 11h no plenário da Assembleia Legislativa.  

Veja comunicado do deputado: 

Ser conselheiro do TCE é honraria e responsabilidade que pode ser postulada por piauienses que dignifiquem e qualifiquem os quadros daquele Tribunal de Contas. Fato pelo qual fui incentivado por companheiros da Assembleia Legislativa e de meu partido, o MDB, a colocar meu nome como candidato à vaga de conselheiro a ser definida em plenário, hoje,  através do voto da maioria. 
Percorrido o campo do diálogo e das ponderações, enebriado pelo sentimento de somar com um Piauí justo e pujante, em nome  de uma base governamental unida e assertiva, juntamente com o grupo de parlamentares que desde o início desta jornada esteve incentivando e fortalecendo esse ideal, decidimos pela descontinuidade de nossa candidatura. Salientamos a importância deste processo, mencionando que ao seu final, crescem as instituições,  e melhoram as perspectivas do real  Estado Democrático de Direito.

Zé Santana-Deputado Estadual MDB

O Piauí vai conhecer nesta quinta-feira (16) o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), cargo vitalício e relevante para a fiscalização e acompanhamento das políticas públicas do estado.

A disputa está acirrada e caminha para um segundo turno. Se ocorrer, a votação também será hoje. Dez candidatos disputam a vaga de conselheiro, que tem salário mensal de R$ 35 mil. 

Três nomes são os mais cotados para ganhar a eleição: Wilson Brandão, Flora Izabel e José Santana, deputados da base governista. As últimas horas são de articulações em busca de votos. 

Por volta das 11h, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB) abre a sessão e faz a contagem dos parlamentares. Em seguida cada candidato terá 8 minutos para se apresentar e tentar conquistar o voto dos 30 deputados. 

Após a apresentação, os parlamentares poderão fazer perguntas aos candidatos. A votação será secreta e escolhida em cédula de papel. Cada pretendente à vaga poderá levar três convidados para acompanhar a sessão no Plenário da Casa. 

Para ser eleito, o candidato precisa alcançar maioria absoluta: 16 dos 30 votos. Caso nenhum dos candidatos atinja essa quantidade, será feito nova eleição com os dois mais votados e o vencedor será definido por maioria simples. Em caso de empate, o mais idoso será o escolhido.

Disputam a vaga do TCE:

Flávio Rodrigues Nogueira Júnior
Thiago Edirsandro Albuquerque Normando
José Ribamar Nolêto de Santana
Nayara Figueiredo de Negreiros
Roosevelt dos Santos Figueiredo
Ricardo Teixeira de Carvalho Júnior
Flora Izabel Nobre Rodrigues
Wilson Nunes Brandão
José de Jesus Cardoso da Cunha 
Flávio Teixeira de Abreu Júnior

Fonte: Cidade Verde