Timon (MA)

Residência Inclusiva de Timon comemora aniversário

Foto: Ascom

A Residência Inclusiva comemorou seu primeiro aniversário com direito a festa. Há um ano, o local acolhe pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social, em situação de dependência e que ainda se encontram com seus direitos violados. É um abrigo institucional de responsabilidade da Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).

Com equipe multiprofissional, o local desempenha um serviço importante que proporciona cuidados e atenção, levando em consideração as necessidades específicas de cada usuário. “Cheguei aqui com muitos problemas de saúde e fui muito bem acolhido. Nasci em Barras no Piauí e andei por muitos lugares. Aqui foi o lugar que passei mais tempo, porque gostam de mim e eu também gosto muito deles” – relata o senhor Domingos Martins, 54 anos.

“Além dos cuidados, a residência é o lar dessas pessoas. Aqui elas encontram acompanhamento profissional e também recebem atenção e carinho. Costumam chegar fragilizados e com o tempo percebemos que vão melhorando” – observa a Coordenadora, Sueli Carvalho. 

Censo
Segundo o Censo Demográfico 2010, do IBGE, 45,6 milhões de brasileiros, ou 23,9% da população total, têm algum tipo de deficiência - visual, auditiva, física ou intelectual; 25,8 milhões (26,5%) são mulheres, 19,8 milhões (21,2%) são homens. Do total, 38,4 milhões de pessoas vivem em áreas urbanas e 7,1 milhões em áreas rurais.

Fonte: Prefeitura de Timon