Teresina (PI)

Rede de Ensino de Teresina celebra avanços em Ciências e se destaca no cenário nacional

O Ensino Público de Teresina está em festa, é que os resultados exitosos em ensino na área das Ciências (Química, Física, Ciências e Astronomia) são animadores e representam o momento pelo qual passa a Rede, do ponto de vista de reestruturação do currículo. Esse campo de estudos vem passando por reformulações em todo o país, resultando em novas práticas e novas maneiras de ensinar e aprender Ciências.

Nos últimos anos, Teresina apostou num modelo de formação que coloca o aluno na dianteira do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, lança mão de metodologias ativas, investe em formas atrativas que fazem com que os conteúdos das Ciências possam ser tratados de uma maneira significativa, sempre relacionando teoria e prática com vistas a obter sempre os melhores resultados nesse campo de estudos.

O projeto Cidade Olímpica Educacional tem papel importante nessa nova forma de trabalho com o componente curricular de Ciências, na medida em que funciona como um laboratório de práticas e metodologias, que podem ser testadas e ampliadas por toda a Rede.

“Eu nem sabia da existência da Olimpíada de Química, de repente pude ser medalhista em Química, Ciências e até Astronomia, acho que tudo por causa da maneira acessível que os professores têm de ensinar no Cidade Olímpica”, diz Evelyn Vitória, aluna do programa Cidade Olímpica Educacional.

O resultado desse investimento em formação tem sido a conquista de inúmeras medalhas em olimpíadas de conhecimento e uma rede inteira de alunos e professores motivados.

“A formação trouxe um ânimo para os professores de Ciências. Ela é voltada para a prática de metodologias e estratégias que buscam tornar as aulas mais dinâmicas, significativas e prazerosas, e isso certamente reflete no aprendizado dos alunos que se sentem atraídos pelas Ciências de maneira geral, despertando neles a vontade de descobrir muitas coisas que fazem parte da própria vivência deles. Aguçar a curiosidade e o espírito investigativo desses alunos é a chave para o sucesso das aulas de Ciências. E as conquistas virão com certeza”, destaca Valnete Rodrigues, formadora de ciências da Rede Municipal de Teresina.

Os efeitos positivos do ensino aprofundado das ciências nas escolas e no Cidade Olímpica Educacional é apreciado por quem aprende e motivo de muito orgulho para os que ensinam.

“Procuro sempre atuar aliando teoria e prática de modo a produzir uma aprendizagem significativa, com o objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para que os alunos participem de olimpíadas e certames em geral, voltados para a área de Química. Quanto aos resultados alcançados, posso dizer que nos trazem muita alegria, por mostrarem que estamos no caminho certo”, pontua Fábio Junior, professor de Química do Cidade Olímpica Educacional.

Fonte: PMT