Geral

Queimada envolve área de mata no INPE em Cachoeira Paulista e bombeiros levam mais de 17h para controlar fogo

O Corpo de Bombeiros conseguiu conter na manhã desta segunda-feira (28) o incêndio que atingiu uma área de mata dentro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em Cachoeira Paulista (SP).

Os trabalhos para controlar as chamas duraram cerca de 17h e atingiram a área de mata no entorno dos prédios do instituto.

Por causa da fumaça, cerca de 10 funcionários foram dispensados no domingo. Entre outras atividades, o Inpe é responsável pelo monitoramento de focos de incêndio e desmatamento no país e está no centro de uma polêmica com o governo sobre os dados.

No fim de semana, o coordenador do programa de queimadas do Inpe, Alberto Setzer, criticou a forma como a Secretaria de Comunicação do Governo Federal divulgou dados sobre as queimadas e disse que considera grave uma interpretação parcial dos dados.

Foto: Corpo de BombeirosFogo em área do Inpe de Cachoeira Paulista
Fogo em área do Inpe de Cachoeira Paulista

Incêndio

O fogo começou por volta das 12h50 de domingo (27) e se alastrou por uma área de mata que fica no entorno do prédio. Para conter o fogo e proteger o prédio foram mobilizadas equipes dos bombeiros de Guaratinguetá e Lorena.

Apesar da proporção do fogo, os bombeiros conseguiram controlar as chamas e proteger o prédio. O fogo foi completamente contido por volta das 6h desta segunda-feira (28) depois de quase 17 horas de trabalho.

A corporação informou ainda que será realizado o mapeamento da área queimada nesta segunda. As equipes informaram que a área ainda vai ser monitorada nesta segunda.

Fonte: G1