Teresina (PI)

PROVIDA completa quatro anos de atendimento gratuito na prevenção do suicídio

De janeiro a julho de 2018 já foram realizados 1.465 atendimentos

 
 
 
PROVIDA completa quatro anos de atendimento gratuito na prevenção do suicídio

Créditos: Ascom

Há quatro anos, no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10), Teresina recebeu um ambulatório especializado no tratamento deste problema. Se trata do PROVIDA, que disponibiliza psicólogos e psiquiatra para atendimento de pessoas com ideias suicidas ou que tentaram o suicídio recentemente. O serviço é gerenciado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Em 2017 o ambulatório realizou 2.514 atendimentos psicológicos e médicos e de janeiro a julho de 2018 já foram 1.465 atendimentos.

 

O PROVIDA funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. O atendimento é por demanda espontânea, ou seja, não precisa de marcação prévia. O paciente é atendido por psicólogo e psiquiatra e, dependendo do quadro, inicia o acompanhamento no ambulatório.

 

São admitidos no PROVIDA somente usuários com idade superior a 12 anos, que se encontram em crise suicida. “Definimos uma crise suicida como um breve e intenso episódio de ideação suicida acompanhado de desejo suicida, uma tentativa de suicídio, ou outros comportamentos relevantes ao suicídio”, afirma Ideane Pereira, psicóloga do ambulatório de valorização da vida.

 

Ela afirma também que o estado de crise é caracterizado por desequilíbrio e desorganização, vivenciado com muito sofrimento psíquico (ansiedade, depressão, raiva, pânico, desespero, desesperança, e/ou dor psíquica, dentre outros), pela ruptura do funcionamento habitual prévio, bem como pela limitação no tempo, podendo durar de quatro a oito semanas. “Se a crise não se resolver com sucesso nesse período, o desequilíbrio pode ser tornar crônico”, explica Ideane Pereira.

 

De acordo com relatório geral 2017 do PROVIDA, 69% das pessoas atendidas no local foram do sexo feminino, 64% eram jovens de até 29 anos, 68% solteiros, 37% efetivamente tentaram suicídio, 8% planejaram, 55% tinham ideação suicida, sendo que os que tentaram realizaram o ato em suas residências e 88% dos casos pediram ajuda após o ato.

 

O tratamento no PROVIDA é realizado através de acompanhamento semanal durante três meses, que inclui ainda a orientação a familiares e entes queridos para auxiliar em momentos de crise. Após esse perí

Fonte: PMT