Teresina (PI)

Projeto Teresina Mais Saudável chega à zona Sul da cidade

Com atendimento a 3.213 praticantes de atividades físicas das vias públicas da cidade, o projeto itinerante Teresina mais Saudável está instalado agora na Avenida Henry Wall de Carvalho, abrangendo a região dos bairros Saci e Parque Piauí, na zona Sul. Desenvolvido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), o projeto oferece monitoramento da saúde para o bem-estar da população que pratica caminhada.

A tenda foi instalada na última quarta-feira ( 27) no canteiro central da Avenida Henry Wall de Carvalho, na pracinha do Parque Piauí, nas proximidades da agência da Caixa Econômica Federal. A equipe multidisciplinar, formada por 16 profissionais, dentre os quais nutricionistas, educadores físicos e enfermeiros, atenderão os usuários a partir das 17 horas até as 19h30. A previsão é que o projeto funcione naquela região durante todo o mês de maio.


O coordenador do projeto, Júlio César de Araújo, informa que o "Teresina mais Saudável" já esteve na Avenida Raul Lopes (Zona Leste) e Avenida Joaquim Nelson (Zona Sudeste). "A ideia é oferecer esse serviço nas vias públicas de maior demanda desse público. Depois da Henry Wall de Carvalho, o projeto vai para a Avenida Freitas Neto, no bairro Mocambinho, em junho", adianta o coordenador.


De acordo com Júlio César, o projeto se constitui de uma estratégia de saúde pública, uma vez que possibilita o acompanhamento individual desses usuários com uma visão integrada baseada no indivíduo. "A equipe dá ênfase às informações e orientações relacionadas às atividades físicas adequadas e prevenção das doenças", explica.


Segundo o professor, a equipe de Enfermagem, por exemplo, tem o papel de orientar sobre certas patologias e aferir a pressão arterial do usuário. O educador físico, por sua vez, coleta medidas antropométricas do praticante de caminhada e informa sobre outras modalidades de atividade física conforme o perfil do usuário. O nutricionista é responsável pela avaliação dos hábitos alimentares, estado nutricional e as orientações necessárias para uma vida saudável.


"Devemos ressaltar que o projeto registra alta aceitabilidade associada à alta taxa de retorno e reavaliação do público atendido, o que significa que já foi adotado pela população, considerando que é um serviço gratuito e de boa qualidade oferecido pela Prefeitura de Teresina", conclui o professor Júlio César.

 

Fonte: Prefeitura de Teresina