ALEPI

Projeto institui a Semana de Combate ao Crack no Piauí

Com a participação da sociedade civil, do Conselho Estadual Antidrogas, da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e outros órgãos representativos,  Está tramitando na Assembleia Legislativa o projeto que institui no Piauí a Semana de Enfrentamento e Combate ao Crack. A proposta é do deputado Zé Santana (PMDB) através do Projeto de Lei nº 106, de novembro de 2017.


Também deverá acontecer palestras, debates e outros eventos sobre o combate ao crack em locais públicos, para conscientizar a população sobre esse tipo de droga que destrói parte das famílias piauienses.


Trata-se do maior mal do século, o crack. De acordo com as últimas pesquisas divulgadas pela Confederação Nacional dos Municípios, Oeiras está entre as cidades mais afetadas pelo consumo do crack. Outras cidades afetadas são Esperantina, Campo Maior, Teresina e Parnaíba. Entre os municípios pequenos estão Paquetá, Simões e Francisco Santos.


Na justificativa do Projeto o deputado Zé Santana informa, que “conforme dados da Confederação Nacional dos Municípios 98% das cidades analisadas enfrentam problemas com o crack”. O estudo foi baseado em questionários enviados às prefeituras.

 


Com base em Seminário realizado esse ano, em Teresina, foi divulgado que 98% dos municípios do Piauí já tem a presença do crack. Na época, o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas no Piauí, pastor José Gouveia, revelou existir drogas em 98% dos municípios, e que somente 30%, tem ação efetiva de tratamento.

Fonte: Alepi