Política

Projeto “Gestão Itinerante do Ministério da Saúde” visita Teresina

O projeto do Ministério da Saúde, que irá percorrer os municípios brasileiros, trará discussões sobre o SUS.
Foto: DivulgaçãoO evento está acontecendo na sede da APPM
O evento está acontecendo na sede da APPM

Representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina estão participando, desde esta quinta (24) até sexta (25), de um evento que discute pautas importantes sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa faz parte do projeto “Gestão Itinerante do Ministério da Saúde”, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e tem como foco fortalecer a gestão da área em todos os entes federativos.

Presente na solenidade de abertura do evento, o presidente da FMS, Charles Silveira, relembrou que a Prefeitura de Teresina investe 34% de recursos próprios em saúde, mais do que o dobro exigido em lei complementar. “O cofinanciamento não é suficiente para cobrir todos os gastos com esse setor. Em Teresina, mantemos uma rede complexa de serviços especializados de saúde, embora, legalmente, só devêssemos manter os básicos”.

Para implementação a nível nacional, Charles Silveira sugeriu aos representantes do Governo Federal o desenvolvimento de medidas para agilizar o processo de aquisição de medicamentos e a criação de uma carreira única para médicos de Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Percebemos que há uma rotatividade de médicos da ESF nos municípios e essa estratégia daria a esses servidores a tranquilidade de permanecer na unidade, sem migrar para outras áreas. Isso fortaleceria a Atenção Básica”, diz.

Esse projeto do Ministério da Saúde, que irá percorrer os municípios brasileiros, trará discussões sobre o SUS, como a regionalização e governança, instrumentos de gestão, planejamento de gestão integrada e participativa, Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada. Nesta sexta-feira (25), haverá também oficina sobre a plataforma DIGISUS, elaborada para inserção dos documentos de planejamentos da saúde.

Para Cláudia Glauciene, diretora de Planejamento da Fundação, o país passa por uma transição de regras de gestão do SUS. “Um exemplo é o novo financiamento da Atenção Básica, que passará a valer em 2020. Imagino que é previsível que esses momentos aconteçam para que a equipe do Ministério da Saúde possa atualizar os municípios e apresente as intenções da nova organização do sistema público de saúde”.

O evento está acontecendo na sede da APPM. Entre os participantes, estão representantes do Ministério da Saúde, das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Piauí, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí, do Conselho Nacional de Saúde, dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Piauí e da Organização Pan Americana de Saúde.

Fonte: Teresina Diário