Política
Projeto “Gestão Itinerante do Ministério da Saúde” visita Teresina
O projeto do Ministério da Saúde, que irá percorrer os municípios brasileiros, trará discussões sobre o SUS.

Representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina estão participando, desde esta quinta (24) até sexta (25), de um evento que discute pautas importantes sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa faz parte do projeto “Gestão Itinerante do Ministério da Saúde”, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e tem como foco fortalecer a gestão da área em todos os entes federativos.
Presente na solenidade de abertura do evento, o presidente da FMS, Charles Silveira, relembrou que a Prefeitura de Teresina investe 34% de recursos próprios em saúde, mais do que o dobro exigido em lei complementar. “O cofinanciamento não é suficiente para cobrir todos os gastos com esse setor. Em Teresina, mantemos uma rede complexa de serviços especializados de saúde, embora, legalmente, só devêssemos manter os básicos”.
Para implementação a nível nacional, Charles Silveira sugeriu aos representantes do Governo Federal o desenvolvimento de medidas para agilizar o processo de aquisição de medicamentos e a criação de uma carreira única para médicos de Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Percebemos que há uma rotatividade de médicos da ESF nos municípios e essa estratégia daria a esses servidores a tranquilidade de permanecer na unidade, sem migrar para outras áreas. Isso fortaleceria a Atenção Básica”, diz.
Esse projeto do Ministério da Saúde, que irá percorrer os municípios brasileiros, trará discussões sobre o SUS, como a regionalização e governança, instrumentos de gestão, planejamento de gestão integrada e participativa, Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada. Nesta sexta-feira (25), haverá também oficina sobre a plataforma DIGISUS, elaborada para inserção dos documentos de planejamentos da saúde.
Para Cláudia Glauciene, diretora de Planejamento da Fundação, o país passa por uma transição de regras de gestão do SUS. “Um exemplo é o novo financiamento da Atenção Básica, que passará a valer em 2020. Imagino que é previsível que esses momentos aconteçam para que a equipe do Ministério da Saúde possa atualizar os municípios e apresente as intenções da nova organização do sistema público de saúde”.
O evento está acontecendo na sede da APPM. Entre os participantes, estão representantes do Ministério da Saúde, das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde do Piauí, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí, do Conselho Nacional de Saúde, dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Piauí e da Organização Pan Americana de Saúde.
Fonte: Teresina Diário