Teresina (PI)
Programa Orçamento Popular de Teresina inclui participação da comunidade
O prefeito Elmano Férrer lançou na última quarta-feira (1º), às 9h, no auditório do Sebrae, o Orçamento Popular 2011/2012. Instrumento democrático de participação da comunidade na administração por permitir que entidades comunitárias elejam as obras prioritárias para os seus bairros, o Programa Orçamento Popular contará este ano com R$ 15 milhões.
A solenidade de lançamento do Orçamento Popular é um dos principais eventos realizados anualmente pela Prefeitura de Teresina. Dela participaram representantes de associações de moradores, conselhos e federações de entidades comunitárias, além de organizações não governamentais e autoridades. Por meio de plenárias organizadas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação Geral em bairros estratégicos da cidade, cada comunidade devidamente cadastrada e inscrita no programa aponta os seus principais problemas e apresenta as soluções que se concretizam através de obras e serviços públicos.
Entre as principais obras executadas pelo Programa Orçamento Popular estão melhorias habitacionais, pavimentação em paralelepípedo, praças, casas de farinha, lavanderias comunitárias, sistemas simplificados de abastecimento de água e centros de produção.
"São obras de pequeno porte, mas de grande retorno social e de vital importância para o desenvolvimento de cada bairro. Fico feliz ao participar do lançamento do Orçamento Popular, porque através dele o povo tem uma participação efetiva e direta na gestão dos recursos municipais. Ele também é uma ferramenta de devolução ao povo de parte dos recursos arrecadados e decorrentes do pagamento de impostos como o IPTU", comemora o prefeito Elmano Férrer.
Além das assembléias zonais que deverão ser marcadas por todo o mês de junho, serão realizados fóruns zonais durante o mês de julho. Nos fóruns da zona urbana serão eleitos 10 delegados e 50 propostas para cada regional. Haverá um fórum para as quatro zonas rurais (sul,sudeste, norte e leste). Neste evento, serão eleitos 05 delegados e 20 propostas para cada zona rural. Ao todo serão eleitas 280 propostas de obras e serviços públicos que serão analisadas pela comissão do Orçamento Popular a ser empossada no dia 17 de agosto, no auditório da Secretaria Municipal de Finanças.
Os fóruns zonais já estão agendados. Confira a agenda:
Regional Sul:
Data: 09/07/2011 (sábado)
Hora: 14h
Local: Escolão do Parque Piauí
Regional Sudeste
Data: 16/07/2011 (sábado)
Hora: 14h
Local: Escolão do Itararé
Regional Centro/Norte:
Data: 23/07/2011 (sábado)
Hora: 14h
Local: Escolão do Mocambinho
Regional Leste:
Data: 30/07/2011 (sábado)
Hora: 14h
Local: Escola Municipal José Omati
Zona rural:
Data: 31/07/2011 (domingo)
Hora: 9h
Local: Casa da Cultura
Fonte: Semcom/PMT