Teresina (PI)

Professores do 2º ano terão oficinas aos sábados para aprimorar práticas

Professores da Rede Municipal de Teresina que atuam em turmas do 2º ano do Ensino Fundamental começaram hoje (10) um programa de formação em língua portuguesa e matemática para reforçar o ensino em sala de aula. Serão oito encontros aos sábados até o mês de outubro.

Este ano, os alunos do 2º ano serão avaliados pela primeira vez na Prova Brasil. Embora ainda como forma de teste e em pequena quantidade, a avaliação pretende identificar como está a consolidação da aprendizagem desses alunos nas redes de ensino do país.

Em Teresina, a formação com os professores aos sábados chega para complementar as capacitações quinzenais que já acontecem no Centro de Formação Odilon Nunes. São 52 docentes das duas disciplinas, envolvendo as 13 escolas municipais que participarão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

De acordo com a gerente de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Estegite Carvalho, as oficinas são para apoiar os professores no planejamento e execução de atividades de consolidação de habilidades. “Em língua portuguesa vamos trabalhar a alfabetização, com a apropriação do sistema de escrita. Já na matemática, o foco são as habilidades básicas da disciplina esperadas para alunos do 2º ano. Com isso pretendemos aprimorar a prática dos docentes e melhorar o desempenho dos alunos”, disse.

A professora Osmarina Moura, da Escola Municipal H. Dobal, conta que há uma grande expectativa na participação da prova, e os encontros aos sábados vão potencializar o planejamento. “Nunca sabemos tudo, portanto é sempre bom aprender mais. Chegamos nesse tipo de formação empolgadas para aprender e valorizar nossa atuação em sala de aula. Estou particularmente interessada em novas ideias para atividades lúdicas, que vão culminar no aprendizado dos alunos”, concluiu.

Fonte: PMT