Maranhão

Produção da cerveja maranhense é tema de matéria no jornal britânico Financial Times

Foto: DivulgaçãoSimplício Araújo destaca parceria Governo e Ambev na mobilização de frentes potenciais de crescimento
Simplício Araújo destaca parceria Governo e Ambev na mobilização de frentes potenciais de crescimento

Um relatório especial do jornal econômico mais importante do mundo, o britânico Financial Times, destacou, nesta quarta-feira (25), a parceria do Governo do Maranhão com a cervejaria Ambev, a partir do lançamento da cerveja Magnífica no Estado. O investimento foi prospectado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e, de acordo com o jornal, a cerveja à base de mandioca eleva a economia do Maranhão.

A transformação e os impactos na vida dos pequenos produtores da cultura da mandioca e do setor produtivo foram objetos de sustentação da publicação, com ênfase para as principais características do projeto que favorecem o desenvolvimento estadual. O jornal também frisou projetos semelhantes em outros estados, “mas a Magnífica tem uma identidade muito local” – revela a publicação.

O governador Flávio Dino manifestou seu viés, em relação à iniciativa. “Se tratasse de produzir cerveja de mandioca sem a participação da agricultura familiar, faria pouco sentido, mesmo que eventualmente fizesse sentido para os consumidores. Procuramos alinhar o interesse comercial de uma grande corporação multinacional com nosso interesse em agregar valor à cadeia. E, até agora, tem sido bem-sucedido”, frisou.

A Seinc iniciou as tratativas com a diretoria da empresa em 2015, resultando no lançamento da cerveja no fim de 2018. A pasta acompanha constantemente as principais regiões produtoras e os processos de aquisição do produto, além de promover encontros entre os pequenos produtores de mandioca e a equipe da cervejaria, para explicar o passo a passo de como fornecer o principal ingrediente da cerveja para a Ambev.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, explica que a parceria com a empresa mobiliza diversas frentes potenciais de crescimento para o Maranhão.

“A mandioca é uma das maiores riquezas do Maranhão. Está claro que poderíamos explorar todo esse potencial e, firmando parceria com a Ambev, é o que estamos fazendo. Essa ação impacta não só a economia, como afirma devidamente o jornal, mas muitos maranhenses e municípios que precisam de incentivo. Incentivados, agregam valor ao nosso Estado. É a unidade em expansão”, afirma Simplício Araújo.

O Maranhão é o terceiro Estado com maior área plantada de mandioca e o quarto com a maior produção do País. Com o projeto, mais de 1.830 famílias, em mais de 20 municípios estão sendo impactadas pela parceria do Governo do Maranhão e a cervejaria. A empresa já recebeu mais de 4 mil toneladas de mandioca de agricultores familiares maranhenses, impactando diretamente a cadeia produtiva. A meta do projeto é envolver 250 produtores até o final do ano.

A publicação inclui uma série de depoimentos positivos, desde os envolvidos na plantação até os responsáveis pela venda final do produto. O presidente da Ambev, Bernardo Paiva, sintetizou como encara o projeto da cerveja Magnífica. “É produzido no Estado por maranhenses para maranhenses”. Seu lema é “Do campo ao copo”.

Além dos agricultores familiares, o projeto mobiliza arrancadores, transportadores, por meio de cooperativas e associações. A parceria tem o objetivo de corresponder à vocação natural do Maranhão na produção de mandioca.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão