Teresina (PI)

Primeiro projeto piloto da tecnologia BIM é de escola com dois pavimentos

Foto: Ascom/SemplanEntraga do projeto piloto da tecnologia BIM a escola municipal
Entraga do projeto piloto da tecnologia BIM a escola municipal

A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) entregou nesta sexta-feira (12), através do Núcleo BIM (NUBIM), o projeto piloto com o uso da tecnologia BIM de uma escola municipal de Ensino Fundamental em tempo integral para a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). O projeto consiste na construção de uma escola em terreno menor e com mais de um pavimento.

O modelo padrão da SEMEC para construção de escolas consiste na construção de apenas em um pavimento, exigindo uma maior extensão do terreno para a construção térrea. A ideia foi utilizar um terreno sem a opção de expansão de pavimento e montar toda a estrutura necessária tida como base das escolas municipais em outros pavimentos, além de buscar melhorias.

Além do novo molde, a escola está sendo preparada para receber medidas ambientais que visam uma maior sustentabilidade. Para a realização do projeto, foi levado em consideração a dinamicidade do local e a interação natural. A escola receberá estrutura para ter ventilação natural, reutilização da água, hortas verticais e uso de energia solar, promovendo uma melhor eficiência energética do prédio.

“Eu acho importante a inovação da concepção de novos prédios para os nossos alunos da rede municipal de ensino. São prédios ecologicamente bem adaptados, com conforto ambiental e funcional, deixando o ambiente mais agradável. A escola vai trabalhar com energia solar e reaproveitamento de água e isso faz parte do currículo dos alunos, em saber que estamos adaptados ao respeito ao meio ambiente. Só tenho a agradecer a todos que desenvolveram o projeto e tenho a certeza que estamos mudando o padrão para muito melhor”, destacou Kleber Montezuma, secretário municipal de Educação.

O projeto já foi entregue oficialmente à Secretaria Municipal de Educação. “Será a primeira escola municipal em pavimentos, que possibilita a construção em terrenos menores e com melhor aproveitamento. É o primeiro projeto desenvolvido com o BIM na Prefeitura que marca uma nova forma de elaboração dos projetos, que é feita em conjunto em uma única plataforma. Temos a previsão de economizar tempo e custo na realização da obra, e confirmaremos isso com a execução final do projeto”, disse Virginia Moura, Líder do Núcleo BIM na SEMPLAN.

“Recebemos o pedido da SEMEC para a criação de um novo projeto para escolas municipais. A SEMPLAN acatou o pedido e buscamos implementar no projeto as melhorias estruturais que irão impactar positivamente no aprendizado e na qualidade da educação”, concluiu o secretário municipal de Planejamento, José João Braga.

Entenda o BIM

BIM significa Building Information Modelling (Modelagem de Informação da Construção), que consiste em um sistema que inclui a modelagem inteligente do projeto em 3D, além da concentração de todas as informações de diversas áreas relacionadas à obra em um único documento, favorecendo uma melhor visualização do trabalho e um planejamento mais eficaz que reduz a execução da obra em gastos e tempo.

Fonte: PMT