Teresina (PI)

Prefeitura prossegue com a construção de 80 unidades habitacionais na zona norte

Com o objetivo de garantir moradia digna para a população, a Prefeitura de Teresina dá prosseguimento à construção de 80 unidades habitacionais em vilas e bairros da zona norte da capital. Para a edificação das casas estão sendo investidos R$ 1.276.203,20 com recursos próprios do município, através do Orçamento Popular. As unidades residenciais haviam sido aprovadas pela população no Orçamento Popular 2009.

"O prefeito Elmano Férrer assegurou a execução total do Orçamento Popular 2011 e, além disso, a execução parcial do Orçamento Popular de anos anteriores. A Prefeitura de Teresina honra o compromisso com as comunidades que haviam apontado as 80 unidades habitacionais como prioridade. Mais que isso, asseguramos o direito de 80 famílias a terem moradia digna, em local seguro. Além dessa obra com recursos do Orçamento Popular, a Prefeitura de Teresina investe na construção de mais 200 unidades habitacionais na zona norte e em melhoria na infraestrutura dos bairros e comunidades por toda a cidade", afirmou o engenheiro Ribamar Bastos, superintendente de desenvolvimento urbano centro/norte.

As 80 casas possuem tamanho padrão popular, com 33 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha e banheiro. As moradias serão entregues às famílias cadastradas pela Gerência de Habitação da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte (SDU Centro/Norte) nas vilas Monte Alegre (24), Monte Verde (8) e Mocambinho I (8), residencial Leonel Brizola (8), Parque Stael (8) e bairros Santa Maria da Codipi III (8) e Santa Maria das Vassouras (8).

"A ordem de construção das unidades residenciais obedece ao critério de risco e vulnerabilidade. As obras foram iniciadas pela vila Monte Alegre e residencial Leonel Brizola por serem áreas expostas à maior vulnerabilidade. Os técnicos da SDU Centro/Norte acompanham a execução das obras e mantêm permanente contato com a população, que é parceira nesse acompanhamento e fiscalização", destacou Rogéria Sousa, gerente de habitação da SDU Centro/Norte.

De acordo com Machado Vieira, presidente da Associação de Moradores da Vila Monte Alegre, a construção das casas através do orçamento popular é um compromisso da Prefeitura de Teresina visando diminuir o déficit habitacional na cidade: "O prefeito Elmano Férrer está empenhado em resolver um dos maiores problemas da cidade: a moradia. Só na zona norte temos essas 80 casas do Orçamento Popular e mais 200 que estão sendo construídas através do Projeto Morar Melhor. Isso mostra que o prefeito entende que uma cidade só pode se desenvolver se seus moradores viverem de forma digna. Estamos muito felizes, porque teremos um local seguro para criar nossos filhos. A Prefeitura está investindo dinheiro na construção dessas casas, mas, para nós, não temos como medir o valor desse benefício", encerrou Machado.

Fonte: Semcom/PMT