Teresina (PI)
Prefeitura orienta população sobre qualidade de alimentos na Quaresma
Desde o início da Quaresma, Fundação Municipal de Saúde (FMS), por intermédio da Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa), vem realizando blitz e distribuindo material educativo com informações sobre a forma correta de adquirir produtos típicos deste período e da Semana Santa.
A atenção dos consumidores deve ser redobrada na hora de comprar pescados de um modo geral, frutos aquáticos, queijos, ovos e enlatados. "O nosso objetivo é alertar o consumidor para os cuidados quando for adquirir esses alimentos, observando as características adequadas no que diz respeito à qualidade, data de validade, entre outros itens", explica o gerente da Gevisa, Feliciano Paiva.
Na campanha de conscientização, a Gevisa distribuiu dez mil panfletos, alertando sobre os cuidados na compra de alimentos, nos principais cruzamentos e avenidas da cidade, supermercados, mercearias, mercados públicos, repartições públicas e grandes centros comerciais. "Nos panfletos apontamos as condições ideais de consumo desses produtos, além dos telefones de contatos para denúncia, caso seja verificada pelo consumidor alguma irregularidade. Os números são 3215 9102 e 3215 9115", destaca Feliciano Paiva.
Dentre os cuidados que o consumidor deve observar ao comprar os produtos típicos da Quaresma e Semana Santa, estão:
· Peixe no gelo - deve ter olhos brilhantes e salientes, escamas aderidas, guelras vermelhas, odor suave e carne firme.
· Peixe congelado - completamente endurecido, limpo e sem mutilação.
· Filé de peixe - deve estar embalado, com selo de inspeção, data de validade e sob refrigeração.
· Bacalhau - sem umidade, carnes e peles firmes e não apresentar manchas escuras ou vermelhas.
· Ovos - somente com a casca limpa, sem rachaduras e acondicionados em bandejas e com data de validade.
· Camarão - deve apresentar corpo curvo e firme, sem manchas escuras, casca aderente ao corpo e cheiro suave. O camarão salgado deve estar seco e com cheiro suave.
· Pescado fresco - Deve estar sem areia, pedaços de metais, plásticos, poeira, combustíveis, sabão, detergentes e moscas; observar o ventre, que não pode estar dilatado; devem estar úmido, firme e sem manchas estranhas na pele (peixes e moluscos) ou carapaça (crustáceos); e com os olhos brilhantes e salientes. Os peixes devem ter brânquias úmidas, brilhantes e entre a cor de rosa e vermelho intenso; e os crustáceos, com a cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça.
Fonte: Prefeitura de Teresina