Teresina (PI)

Prefeitura e Exército visitam mais de 2 mil imóveis em combate à dengue

Equipes de agentes de endemias da Prefeitura de Teresina e soldados do Exército brasileiro já visitaram 2.065 imóveis depois de uma semana de execução da parceria envolvendo as duas instituições para a operação de combate à dengue na região de Santa Maria da Codipi (Zona Norte). Mutirões de limpeza também vêm sendo realizados na área, que é a mais atingida pela dengue na capital, contabilizando 29 casos da doença este ano.


As ações técnicas-operacionais para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, são resultado de termo de parceria celebrado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), como o Exército Brasileiro, envolvendo o 25º Batalhão de Caçadores e o 2º Batalhão de Engenharia e Construção. A operação abrangerá, inicialmente, toda a Zona Norte da cidade, estendendo-se até a Avenida Joaquim Ribeiro, região central da capital.


Para o presidente da FMS, Pedro Leopoldino, a operação, que também envolve a Empresa de Correios e Telégrafos, chegou na hora certa, pois a cidade vinha registrando um aumento considerável de casos de dengue correndo um grande risco de iniciar uma epidemia. "Esse risco ainda existe e é fundamental que a população também participe de forma mais efetiva desse combate à dengue, que não é somente uma obrigação da poder público, mas de toda a coletividade, principalmente quando constatamos que a grande maioria dos focos, mais de 80%, é encontrada dentro das residências", explica o presidente.


A coordenadora de Controle de Roedores e Vetores da Gerência de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, revela que as equipes já percorreram as comunidades de Santa Maria das Vassouras, Vila Santa Maria, Parque Wall Ferraz e Loteamento Santa Maria, que são alguns dos bairros que compõem a região de Santa Maria da Codipi.


"Além dos mais de dois mil imóveis que o pessoal do Exército e os agentes de endemias tiveram acesso, em muitas casas as equipes não puderam entrar porque havia somente crianças ou então estavam fechadas. Porém, é necessário que as famílias assimilem a importância desse trabalho e façam a sua parte, deixando os seus ambientes permanentemente limpos e livres de criadouros do mosquito, evitando, assim, a dengue", ressalta Oriana Bezerra.


Os Correios participam da operação com a distribuição, por intermédio dos carteiros, de folders educativos sobre prevenção contra a dengue. Eles foram devidamente treinados por técnicos da FMS para também conversar com as famílias sobre medidas que protegem contra a infestação do mosquito vetor.


Último boletim divulgado pela Gerência de Epidemiologia da FMS, nesta quarta-feira, 27, registra 1.645 casos suspeitos de dengue notificados em Teresina em 2011. Desse número, 1.631 são casos de dengue tipo clássico, 10 com complicações e dois com febre hemorrágica. Não houve, este ano, morte por causa da doença.
 

Fonte: Prefeitura de Teresina