Teresina (PI)

Prefeitura de Teresina vai instalar 11 pontos de entrega voluntária de lixo reciclável

A Prefeitura de Teresina vai instalar na cidade 11 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de lixo reciclável no início do mês de maio. Os locais já foram definidos.

A zona norte terá um ponto na Praça da Telemar, no Mocambinho, outro na Praça Central da Santa Maria da Codipi, e o terceiro será em frente à sede da Prefeitura, na Praça da Bandeira, local onde já foi instalado um ponto modelo.

Na zona sul, os locais escolhidos foram a Praça das Palmeiras, no Saci, a Praça do Relógio, na Vermelha, e a do Parque Piauí, em frente ao mercado público.

As praças da zona leste que receberão os pontos são a do São João, em frente ao Clube Eldorado, a Nossa Senhora de Fátima, e a Jornalista Carlos Castelo Branco, próximo à Igreja do São Cristovão.

E a zona sudeste terá pontos de entrega na Praça do Correios (Dirceu) e na Praça do Renascença II.

De acordo com o coordenador da limpeza urbana de Teresina, Wander Maia, todo o material coletado será levado para o galpão de separação de recicláveis, construído no aterro sanitário de Teresina. Toda a renda da venda destes materiais será revertida para os associados da Cooperativa de Catadores.

Segundo o coordenador, essa foi a opção mais viável e eficiente para realizar esse trabalho com o lixo reciclável na cidade: "Teresina não produz um volume suficiente de lixo reciclável que justifique uma coleta domiciliar, que neste caso precisa ser específica. Promover uma coleta em cada casa apenas para o reciclável geraria um custo muito alto. A criação dos pontos voluntários de entrega é muito mais viável. Daí a enorme importância da contribuição de cada cidadão", destacou.

Com relação à participação popular, Wander Maia citou alguns pontos fundamentais. Entre os principais está o de colocar nestes pontos apenas o que for realmente reciclável: "Misturar lixo comum com lixo reciclável atrapalhar muito o processo", completou. Todos os pontos de entrega voluntária foram estrategicamente localizados, para facilitar o acesso da população.

Uma equipe de educação ambiental, da coordenação da limpeza urbana, gerenciada pela professora Nyomísa Guimarães, pedagoga especialista na área, está preparando uma cartilha que será distribuída nas escolas, em eventos como palestras, treinamentos para garis e panfletagens pela cidade, com maiores instruções sobre os pontos. O objetivo desta ação é conscientizar a população sobre a importância da reciclagem do lixo.

Fonte: Prefeitura de Teresina